CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, janeiro 17, 2018

DETRAN-AM

José Ribamar Afonso, era Delegado de Polícia, residente à avenida Getúlio Vargas, quando assumiu o Departamento Estadual de Trânsito, nosso conhecido Detran. Era conhecido pela alcunha de Delegado do Diabo, devido suas exigências na condução do departamento e da circulação de veículos.
Recorte do citado matutino

Amigo de vários oficiais da PMAM, com esta corporação se aliançou a fim de obter suporte em sua gestão. Colecionador inveterado de revistas e outras quinquilharias, resolveu a exemplo da PM constituir uma galeria histórica, com diversas informações. Esta postagem reproduz da edição de A Crítica (22 julho 1976) as pretensões daquela autoridade. Não creio que tenha obtido êxito. Todavia, vou conferir, pois tenho interesse.


DETRAN
Quer saber quem foi o 1° motorista

O Departamento de Trânsito – Detran – quer saber o nome dos primeiros motoristas, amador e profissional, do Amazonas, e qual foi o primeiro veículo motorizado que aqui chegou, para que possa elaborar uma excelente programação para a Semana Nacional de Trânsito, que transcorrerá no mês de setembro vindouro, segundo informações do diretor-geral, José Ribamar Afonso

Explicou José Ribamar Afonso que nos livros de registro do Detran não constam essas informações, já que essas carteiras, provavelmente, foram tiradas em meados de 1911. Essas informações irão facilitar, ainda, que o Detran regularize o seu fichário que está incompleto.
Na oportunidade, o diretor-geral do Detran pede se alguém souber dessas informações que compareça ao seu gabinete o mais depressa possível.

Mais antigo
Informou que até o presente conseguiu descobrir apenas a Carteira Nacional de Habilitação de n° 6, com registro nº 15, datada de 8 de fevereiro de 1911, pertencente ao Sr. João Havelino, natural de Nova Cruz, município do Rio Grande do Norte. Portanto, até o presente, esta carteira é a mais antiga de todas.
Salientou que se conseguir todas essas informações, terá amplas condições de montar uma galeria histórica do Detran, como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, em setembro vindouro.

José Ribamar quer saber, ainda, quem foi o primeiro inspetor de trânsito do Amazonas, que também deverá entrar na história do Detran. As suas pretensões alongam-se na montagem do Museu do Trânsito, o que poderá ocorrer dentro de mais alguns dias, caso obtenha todas as informações desejadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário