CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, janeiro 08, 2018

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS [1]

Raríssimos são aqueles que se lembram de que prosperou em Manaus um corpo de Bombeiros Voluntários. Há mais de 50 anos, situado no bairro de Aparecida, dirigido pelo comandante Ventura. 
A morte deste, antecedida pela do subcomandante, apressou o encerramento desta organização. Reproduzo abaixo dados do desastre que vitimou a Constantino Machado, extraídos do Jornal do Commercio (sexta-feira, 13 maio 1960). 
Já escrevi neste Blog sobre o comandante Ventura e seu primoroso trabalho.


Perde a vida quando no cumprimento do dever o Subcomandante dos Bombeiros Voluntários

Constantino Machado um dos esteios da corporação perde repentinamente a vida na colisão do carro 3 dos Bombeiros com o ônibus 18 da Transportamazon — Estavam terminando os serviços de incêndio na fábrica Três Unidos — Capotou espetacularmente o carro dos bombeiros — Três feridos e um morto o balanço — Os passageiros do ônibus nada sofreram

Um choque de veículos na esquina da Eduardo Ribeiro com a 7 de Setembro, entre o ônibus 18 da Transportamazon com o carro número 3 dos Bombeiros Voluntários, resultou em uma morte e 3 feridos, todos pertencentes aquela corporação.



O CHOQUE
Descia a avenida Eduardo Ribeiro o Transportamazon 18 quando, ao atravessar aquele cruzamento com sinal em seu favor, surge descendo a 7 de Setembro o Carro 3 dos Bombeiros com a sirene aberta, em grande velocidade. Ao perceber o carro dos bombeiros o chofer do ônibus não teve mais tempo de frear seu carro, tentou atravessar a rua antes do outro para evitar o desastre no que foi infeliz, pois o Carro 3 foi atingi-lo à altura das rodas traseiras, capotando em seguida na sarjeta que dá para a Matriz.

CUSPIDOS DO VEÍCULO
Com o impacto, dois bombeiros que vinham trepados na passadeira do carro pipa, foram cuspidos à distância o que lhes valeu, pois os dois que vinham na boleia, o chofer e o subcomandante, foram mais infelizes.

OS FERIDOS
Saíram feridos da colisão os seguintes bombeiros voluntários: Mario Garcia da Cunha, condutor do Carro 3, solteiro, chofer, residente à rua Miranda Leão, 341, que sofreu fratura da perna direita; Milton Dib Nunes, com 18 anos de idade, estudante e bombeiro voluntário, solteiro, residente à rua Leovigildo Coelho, 313, com escoriações no braço esquerdo; e Claudio Barbosa Santos, com 19 anos de idade, solteiro, comerciante, residente à avenida Airão 317, com escoriações generalizadas.

O MORTO
A nota triste e lamentável foi a morte quase instantânea do subcomandante dos Bombeiros Voluntários Constantino Machado, ourives de profissão e um dos grandes esteios da corporação ao lado do Comandante Ventura. Constantino teve morte quase instantânea, pois transportado para o Pronto Socorro, logo ao chegar faleceu. Como se sabe desde as 11 horas da manhã os bombeiros voluntários estavam trabalhando no incêndio da fábrica Três Unidos, quando já ao término da missão, o manto negro atinge em cheio a briosa e destemida corporação roubando um de seus mais entusiasta e lutador. Constantino fiel ao seu ideal, morreu em serviço
O subcomandante Constantino residia na sede do Luso Sporting Clube, de onde era figura destacada, fazia parte também do círculo teatral de Manaus, onde por várias vezes atuou em peças as mais variadas. O mesmo era entusiasta da arte cênica, dinâmico cooperador da administração da sociedade dos portugueses, terra que lhe serviu de berço.
Deixa com sua morte uma grande lacuna em todos os setores de que fazia parte, por sinal difícil de preenchê-la, dado o seu entusiasmo e capacidade de trabalho.

PRESO OS CHOFERES
O comissário Walter Rodrigues da Delegada de Trânsito prendeu os dois choferes em flagrante delito, para proceder interrogatórios necessários que deverá instruir o competente inquérito. O chofer do ônibus 18 da Transportamazon é o senhor Mardock de Oliveira Pacheco Duarte, filho de Francisco Pacheco Duarte e de Generosa Oliveira, cearense, com 34 anos de idade, casado, residente à rua Belém, Vila 5 Irmãos, casa 5 [certamente Cachoeirinha].

PASSAGEIROS NADA SOFRERAM
Felizmente os passageiros do coletivo nada sofreram com o impacto, saindo todos sãos, levando apenas o susto, isso em face do local do baque e do grande peso do veículo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário