CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, outubro 22, 2022

DESASTRE DO PP-PDE: PASSAGEIROS MORTOS (1962)

A relação conhecida lista 43 passageiros, sendo 27 masculinos e 14 femininos, e mais dois não identificados, pois constam na relação de passageiros somente como familiares de Waldomir (Waldemar, na lista de passageiros) Holanda. Como a lista de passageiros menciona, ainda em nossos dias, o primeiro nome e o último sobrenome, para completar os espaços recorri ao 1º Cartório de Registro de Pessoas Naturais, onde foram expedidas as certidões de óbito. Por fim, tomei a iniciativa de relacionar os ocupantes do avião pelo aeroporto de embarque.

Lista de passageiros
do PP-PDE

Embarcados em Belém (PA)

1.      Ermindo Fernandes Barbosa

“Líder do comércio e da indústria, foi uma das mais graves e das mais sensíveis perdas do Amazonas no desastre do Constellation PP-PDE da Panair do Brasil.” As anotações seguintes foram compartilhadas de periódicos locais que, como se podem observar, foram generosos com o industrial.

Ao falecer, Ermindo Barbosa estava viúvo e deixava três filhos: Edith Fernandes Barbosa, o professor Ernani Barbosa e a senhora Ercilla Barbosa Venâncio. Enfim, era irmão do comerciante Francisco Barbosa.

2.   Cândido Acciai

de nacionalidade italiana, era membro das indústrias Acciai que seguem operando derivados metálicos. Quem sabe estivesse chegando em Manaus para contato comercial.                                        

3.   Sírio Simoni

sem anotação

4.  José Haroldo Andrade

sem anotação

5. Maria Luísa Chauvin Chase e 5 filhos

esposa do engenheiro Nicholas Chase, viajava com os filhos: 6. Paulo Eugenio; 7. Mauro Bernardo; 8. Luiza Helena; 9. Doris e 10. Carlos Otavio Chauvin Chase. A família visitava a tia Olenka Chauvin de Menezes, delegada do IAPC (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários). O engenheiro desembarcou em Manaus no mesmo dia, viajando na delegação do presidente da Panair do Brasil. Dias depois, alcançados os destroços do avião, obteve benevolência para visitar o local. Soube enfrentar o quadro com bravura, ainda que extremamente emocionado, tendo sugerido ao tenente chefe da equipe de resgate o sepultamento coletivo na clareira aberta. A opinião benfazeja, porém, não prosperou. Os restos mortais da família foram sepultados no cemitério São João Batista local.

Convite publicado em Jornal do Commércio, 12 jan. 1963 


11. Maria América Farias Miranda

acompanhante da família Chase, moradora de Belém onde foi sepultada no cemitério Santa Isabel, em 27 de dezembro, consoante o diário A Província do Pará (28 dez.)

12. José Luís Nunes Pinto e 2 familiares

médico pediatra em Belém, que estava acompanhado da esposa 13. Maria Pinto e da filha 14. Nair Pinto. A viagem da família atendia “ao convite do governador amazonense Gilberto Mestrinho para conhecer as obras de sua administração”, informa A Crítica (15 dez.). Semelhante referência foi publicada pelo vespertino A Gazeta (16 dez.). Enfim, os corpos dos familiares do clínico não foram identificados.

15. Aline Linhares Teixeira

viajava com as filhas 16. Aline e 17. Ângela Ester Linhares Teixeira, era esposa de conhecido industrial Max Teixeira (1928-90), cujo nome referencia uma avenida na cidade (CEP 69090-001). Mãe e filhas retornavam do casamento de um familiar. Seus corpos foram sepultados no cemitério São João Batista local. O desempenho de Aline na sociedade era admirável, daí a Nota exposta pelo Grêmio Guanabara, que funcionava na Estrada do V8, hoje avenida Efigênio Sales:

O GRÊMIO GUANABARA, por sua Diretoria, sente-se consternado, comunica aos seus associados o trágico desaparecimento de uma de suas mais lídimas expressões do Departamento Feminino, Senhora Aline Linhares Teixeira e de suas filhinhas Aline e Ângela, ocorrido no acidente do avião Constellation da Panair do Brasil e, ao mesmo tempo apresenta às famílias enlutadas profundo pesar por tão rude golpe que a todos nós do Grêmio Guanabara atingiu.

18. Kassen Merahim

jovem estudante, morador de Rio Branco (AC), onde foi sepultado em 26 de dezembro (O Acre, 27 dez.).

19. Hugo Macario de Brito

engenheiro do setor de manutenção da Petrobras, solteiro, nascido no Crato (CE); foi sepultado no São João Batista, em Manaus, assistido por seu irmão Humberto Macário, médico em Salvador.

20. Norbert Mannicke

engenheiro operador da Companhia Schlumberger, casado, de nacionalidade alemã; em viagem a serviço da Petrobras.

21. Walter do Nascimento Meguins

técnico soldador da Petrobras, casado, de Belém (PA) onde foi sepultado na necrópole de Santa Isabel em 27 de dezembro, em que se pronunciou o representante do presidente da Petrobras (A Província do Pará, 28 dez.). Estava lotado em Nova Olinda do Norte (AM) e deixou órfã uma filha de seis anos – Rosimê da Conceição Meguins – que, em sua Tese de Doutorado sobre Educação na UFMG, em 2006, lavrou a seguinte dedicatória:

“Ao meu pai, Walter Meguins (em memória)

que, na passagem muito rápida pela vida,

deixou as mais profundas marcas

impressas em lições de amor, justiça e verdade.”

22. Pedro Alves Ferreira

radiotelegrafista, solteiro, amazonense, funcionário da Petrobras.    

23. Mauricio Samuel Ohana

sem anotação

24. Elias Jocayed

comerciante em Porto Velho (RO), “tendo recebido recentemente ótima herança de seu genitor, passando os negócios à família” (A Crítica, 15 dez.).

 25. Jackson de Albuquerque Pinto

1º tenente aviador, designado para conduzir aeronave da Missão Mapuera, com origem em Manaus (AM). Na época, era comum militar da Força Aérea viajar de cortesia em companhias aéreas. Neste voo, a única vaga existente foi ocupada por este oficial, tendo permanecido na reserva o tenente José Orlando Amado Neco.

26. Amaro Alves da Rocha  

comissário da Marinha Mercante e funcionário da Petrobras, servindo em navio da Frota Nacional de Petroleiros (A Provincia do Pará, 16 dez.).

27. José Ribamar Nascimento Santos

sargento do Exército, seu corpo foi sepultado no cemitério Santa Isabel em Belém (PA), conforme o diário A Província do Pará (28 dez.). Servia em Tabatinga (AM), segundo a publicação do jornal A Crítica (29 jan. 1963).

28. Youssef Makarem

residiu por muitos anos no Território Federal do Acre, operando com o comércio de ouro, tendo há pouco mais de um ano transferido o domicílio para Manaus (A Gazeta, 17 dez.).

29. Aymoré de Paula e Souza

nascido em Borba (AM), era irmão do deputado estadual Tupinambá de Paula e Souza e primo do jornalista Ramayana de Chevalier e, na ocasião, jornalista de O Povo de Fortaleza, onde residia (A Gazeta, 14 dez.). Casado com Raimunda Hermelinda Sales de Souza deixou os filhos Newton Sales de Souza, Vera Angelina Sales de Paula e Souza e Fabíola de Paula e Souza Santos (todos vivos em 2022). Fabiola prestou uma entrevista para esta retrospectiva em julho, quando revelou o desencanto familiar com a urna recebida com o corpo de seu genitor.

Aymoré Paula e Souza

A condição de jornalista de Aymoré muito contribuiu para uma ampla rede de apoio, não somente dos periodistas, mas também de radioamadores. O advogado Licurgo de Souza Cavalcanti (PY8-HL) informou ao jornal A Crítica (21 dez.) ter recebido solicitação dos familiares deste colega, tanto da esposa em Fortaleza, como do irmão Edsel Paula e Souza, que trabalhava na presidência da República.

30. José Roberto Blanco

acredito, pela leitura do agradecimento, que o inditoso passageiro era “vendedor-viajante” da empresa Sidney Ross Company, hoje apenas memória, e que estava fazendo a “praça” do Norte. “A Sidney Ross produzia grande número de marcas de medicamentos leves, como Melhoral, Sonrisal, Leite de Magnésia de Phillips, Sal de Frutas Andrews, Pílulas de Vida do Dr. Ross, bem como cosméticos famosos como Glostora e Talco Ross. Seus produtos alcançavam os mais longínquos rincões do Brasil, tinha 1.000 vendedores-viajantes.” (A história da Sidney Ross Company e seus investimentos em publicidade)

Embarcados em Fortaleza (CE)

31. João Ivan Paiva

comerciante de relógios e objetos de adereço, estabelecido na rua dos Barés, próximo ao Mercado Adolpho Lisboa. Seu irmão – José Geraldo Paiva – um mês após o acidente acompanhou a equipe da Polícia Civil ao local e afirmou ter ainda encontrado o corpo do irmão, e exigido o translado para Manaus. Ivan encontra-se sepultado no cemitério São João Batista.  

Foto existente na sepultura

32. Ana Benita Peres Pontes  

 sem referência                                             

33. Peggy Blanche Farrance

 sem referência

34. Geralda Santana Marques

 sem referência                                             

35. Joaquim Cordeiro da Cruz

 em viagem a Tabatinga (AM), a fim de visitar o filho oficial do Exército e os netos recém-nascidos.              

36. Milton Matos Rocha

eleito deputado estadual em 7 de outubro no Acre. Visitara Belém do Pará em companhia de seu filho João Alberto, para tratamento de saúde e retornava para seu Estado (A Crítica, 15 dez.). Nascido em Missão Velha (CE) em 1916, era casado com Raimunda Barbosa Rocha. Já havia exercido a prefeitura de Rio Branco e encerrado o mandato de vice-governador. A Assembleia Legislativa gravou seu nome na Sala das Sessões. Foi sepultado conjuntamente com o filho em 26 de dezembro, no cemitério de São João Batista de Rio Branco (O Acre, 29 dez.).

37. João Alberto Pinheiro Rocha

era filho do deputado Milton Rocha (O Acre, 29 dez.), porém, consta na lista de passageiros como Milton Rocha Filho.

38. Waldomir de Holanda Cavalcante e dois familiares (39. e 40.)

             seus restos mortais foram transladados para Rio Branco (AC), em 27 de dezembro, onde foram recepcionados por grande número de pessoas, inclusive o Governador provisório. “Ivo”, como era conhecido, residia no bairro do Quinze, e foi sepultado no dia seguinte no São João Batista local (O Acre, 29 dez.). Não há informações sobre os familiares.

41. Pedro Vieira de Castro 

Após longo período como destacado comerciante em nossa praça, com grandes negócios na capital e no interior do Estado, decidiu mudar-se para Fortaleza. E já estava organizado naquele endereço, quando necessitou viajar à capital do Acre para encerrar os últimos comércios. Seu filho homônimo, estudante em Itajubá (MG) e em férias no Rio de Janeiro, tomou conhecimento da viagem do pai no Constellation acidentado. Recorreu à agência central da Panair, da qual recebeu passagem para retornar a Manaus, onde acompanhou o desenrolar das buscas. No entanto, o corpo de Pedro Vieira não foi encontrado, detalhou-me seu filho em agosto de 2022. Nota jornalística: Pedro Vieira foi proprietário do bar Siroco (A Crítica, 15 dez.). 

Embarcados em Recife (PE):

42. Emília Benassuly Cohen, mãe de                                                         

43. Jannete Abraham Cohen (8 anos)

Parentes do comerciante Abraham Poinkines vinham participar das festividades do Natal com os familiares (A Crítica, 15 dez.). Seus corpos não foram resgatados; em razão disso, Abraham Jacob Cohen, esposo e pai das vítimas, endereçou uma carta a O Jornal (29 jan. 1963) e, na mesma data, concedeu entrevista para A Crítica.

3 comentários:

  1. Meu pai, Comandante Lauro Pereira Roque, estava escalado para ir até Manaus comandando esse voo. Pouco antes de decolar de Belem, trocou a estala com outro comandante a pedido dele. Meu pais sobrevideu e o comandante (que não localizei o nome) infelizmente faleceu no acidente.

    Meu pai também me contou que o avião estava apresentando uma instabilidade no comando do profundor, um problema que precisaria ser corrigido pelo pessoal da oficina do Rio de janeiro, mas os mecãnicos de Belem que fizeram o que dava para fazer no local antes de decolar.

    A morte de meu pai chegou até a ser noticiada.

    ResponderExcluir
  2. Como acessar ao atestado de óbito de um dos passageiros, residente em Fortaleza-CE?

    ResponderExcluir
  3. Sobre uma das vítimas, Joaquim Cordeiro da Cruz, a sua viagem desde Fortaleza-CE, foi para visitar uma de suas filhas, casada com oficial do Exército, e seus netos. Seus despojos foram reconhecidos por um de seus filhos - que se deslocou para fazê-lo - por ser usuário de uma funda (dispositivo para herniado), enquanto não se submetesse a cirurgia. Como conseguir uma cópia de seu atestado de óbito?

    ResponderExcluir