CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, outubro 15, 2021

FILATELIA EM MANAUS

 Ao me preparar para escrever este texto sobre o aniversário do Clube Filatélico do Amazonas (CFA), percebi uma afinidade com o aniversário de Manaus: nossa capital vai comemorar proximamente 352 anos, o CFA acaba de lembrar seu surgimento há 52 anos. Que aconteceu? Meramente sua fundação ocorreu na ocasião em que a cidade de Manaus solenizava seu tricentenário, sendo prefeito da cidade Dr. Paulo Nery.

Presentes a festa comemorativa do 52º ano

O colecionismo de selos, a Filatelia, já prosperava em Manaus, o registro pertence ao primeiro presidente da agremiação, Dr. Nelson Porto. Na primeira crônica escrita por ele e inserta no Jornal do Commercio, assegura que o CFA estava “fundado em setembro de 1969, graças a uma inteligente promoção do confrade Ubirajara de Almeida de “O Jornal” e o “Diário da Tarde” – que àquela ocasião promoveram a 1ª Mostra Filatélica do Amazonas – o Clube Filatélico do Amazonas nasceu com o entusiasmo natural das primeiras iniciativas”.

Todavia, o ato solene de inauguração ocorreu quando “Ubirajara de Almeida conseguiu inicialmente um local para reuniões e, em 11 de outubro de 1969, estavam aprovados os Estatutos da novel associação.” Porto segue informando e relaciona os “nomes dos Fundadores: Manuel Batatel, Carlos Lima, Carlos Alberto Garcia, Mario Xavier, Wagner Vieira, Emilio Garibaldi, Fernando Martinho, Ruy Martinho, Almerindo, Sergio Costa, Luiz Flavio Simões, Nelson Porto, Albino Fernandes, Ubirajara de Almeida e Joaquim Marinho.”

É dele ainda a informação que “as reuniões semanais se realizam na sede do IBEU, à avenida Joaquim Nabuco, gentilmente cedida pelo professor Rui Alencar.” Em nossos dias, modificado para Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), segue operando no mesmo endereço.

Nesta tarde o CFA efetuou a reunião de confraternização na agência dos Correios Mons. Coutinho, reunindo poucos, é verdade, porém cada vez mais dispostos a suplantar as dificuldades que são densas. Vamos suplantar, já pensando no próximo verão.

Dai meu abraço afetuoso aos presentes à festa de hoje, também àqueles que não puderam comparecer e, em particular, aos que nos precederam, legando o amor aos Selos. Até o 53° aniversário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário