CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, julho 05, 2021

CONCURSO PARA OFICIAIS DA PMAM

A seleção de jovens, mediante concurso, para ingresso na Polícia Militar do Amazonas começou no início de 1960. Naquela ocasião ocorreu a aprovação da primeira turma: de apenas três moços para frequentar a EsFO - Escola de Formação de Oficiais da PM da Guanabara. Governava o Amazonas Gilberto Mestrinho, que havia escolhido para o comando da Força Estadual ao paisano – Dr. Assis Peixoto.

Acompanhando o costumeiro hábito havia, ante a inexistência de regras mais estruturadas para a inclusão de funcionário estadual, um concurso interno. Obviamente o número de candidatos foi aumentando a cada ano, assim como as Academias de Polícias disponíveis a receber nossos futuros oficiais. Contudo, o concurso doméstico perdeu seu efeito com a sanção da Constituição Estadual de 1989, que disciplinou o ingresso no serviço público.

Capa do Manual do Candidato (1996)

Desse modo, a corporação para se submeter aos novos padrões, buscou o auxílio das universidades locais. Novos procedimentos foram adotados, um deles a elaboração do Manual do Candidato. Este, aqui postado, circulou em 1997, quando comandante-geral o coronel Orleilson Guimarães.

Abaixo, uma relação dos aprovados neste concurso, os quais concluíram o CFO em março de 1999, e, em nossos dias, são coronéis administradores da Força Estadual.

Academia de Bombeiros Militar – CBM Distrito Federal

Helyanthus Frank da Silva Borges e Enio de Oliveira Malveira   

Academia de Polícia Militar General Facó - PM Ceará

Fábio Honda Nascimento (14316) | Sérgio Romero de Azevedo Junior (14317) | Marcelo Carneiro Garcia (14319)    

Academia de Polícia Militar Barro Branco - PM São Paulo

Paulo César Gomes de Oliveira Júnior (14322) | Augusto César Paula de Andrade (14321) 

Academia de Polícia Militar do Paudalho – PM Pernambuco

Fábio Augusto Santos Falabella (14320) | Charles Seixas do Nascimento (14323)

Nenhum comentário:

Postar um comentário