CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, julho 07, 2021

CEMITÉRIO SÃO JOÃO: TÚMULO DO BARÃO DE SANT'ANNA NERY

 Agradeço a cordialidade do amigo Fábio Augusto em permitir a reprodução de seu trabalho sobre o barão de Sant'Ana Nery, um dos ilustres ocupantes do cemitério São João Batista.

O túmulo de Frederico José de Sant'Anna Nery, o Barão de Sant'Anna Nery (1848-1901), está localizado no quadro 02 do Cemitério de São João Batista, também conhecido como Quadra da Santa Casa de Misericórdia, em Manaus.

 

Túmulo do Barão de Sant'Anna Nery. 

Foto: Fábio Augusto, 2019.

Frederico José de Sant' Anna Nery, nascido em Belém, então capital da Província do Grão-Pará, em 28 de maio de 1848, foi um dos maiores propagandistas do Império brasileiro - principalmente da região Amazônica - na Europa. Vivendo seus primeiros anos entre Belém e Manaus, viaja para a França ainda na adolescência, posteriormente estabelecendo nesse país, onde fez os cursos de Letras e Ciências. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Roma, na Itália. Membro da poderosa família Nery, era filho do major Silvério Nery e Maria Antony Nery. Foram seus irmãos Silvério José Nery, Constantino Nery e Márcio Nery, entre outros.

De acordo com o professor e historiador Agnello Bittencourt, em seu Dicionário Amazonense de Biografias (Rio: Editora Conquista, 1973), ele recebeu o título de barão do Papa Leão XIII (1810-1903) por sua defesa da fé Católica.

Intelectual de renome, foi jornalista, correspondente e membro de várias instituições científicas europeias e brasileiras, preocupado sempre com a divulgação das riquezas, da cultura e dos potenciais do Império. São de sua autoria os livros 'Le pays des Amazones' (1885), 'Folklore Brésilien' (1889), 'Le Bresil en 1889' (1889), 'L' émigration et immigration pendant les dernieres annes' (1892) e "Aux États Unis du Brésil' (1898).

Faleceu em Paris em 03 de junho de 1901. Seus restos mortais foram transladados para Manaus no vapor italiano Colombo, sendo sepultados no Cemitério de São João Batista em 11 de outubro (Mensagem do Governo do Estado do Amazonas, Estatística Mortuária, 2° semestre do ano de 1901, 10/07/1902). Seu túmulo, bastante simples, uma campa tumular com uma cruz em alto relevo, encontra-se bastante deteriorado, sendo impossível ler o epitáfio.

Frederico José de Sant'Anna Nery (1848-1901). 

Fonte: Le pays des Amazones (1885)/Biblioteca Brasiliana 

Guita e José Mindlin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário