CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, julho 25, 2021

NOSSO QUINTAL (2ª PARTE)

 Encerrando a postagem de ontem, em que o Renato (meu irmão) reproduziu com brilhantismo o quintal o melhor quintal que desfrutamos. A imagem mostra parte da área, com a família reunida, e a cerca de acariquara. 

Parte do Quintal, com a família reunida e o autor assinalado

O Quintal

06.10.2020

Renato Mendonça


Esse grande “amigo” quintal abrigava uma privada, junto com a sala de banho. Ele ainda aceitava um chiqueiro para porcos e um galinheiro que, ao sabor do tempo, mudavam de lugar. Uma fartura de episódios acontecia dentro daquele pequeno universo. Um mundo infantil a nos envolver, e nos ensinar a lidar com a natureza, com os animais e com a vida. O mundo fora dali era tão estranho para todos nós, meninos, e para os cachorros, que faziam nossa escolta à noite para irmos até o banheiro.

Hoje, quando olho o mapa do Google, vejo que a solidão o consumiu, sufocado por construções às avessas, por calçamento inescrupuloso na sua superfície. Apenas o número 29, a mesma placa de madeira antiga, está fixada ao portão de ferro, e detém a memória viva de outras eras. Vejo-o como um ancião angustiado pelo tempo e pelo inevitável abandono das mentes infantis que ali o preencheram de vida. O quintal envelheceu, assim como os garotos que ali habitaram desde o seu nascedouro. Vimos cercá-lo de estacas de acariquara; testemunhamos, por duas vezes, escavarem suas entranhas para alojar os sumidouros das privadas, em épocas distintas. Vimos também, lhe amputarem uma pequena área, para emprestar e depois vender à tia Luzia. O quintal aceitou alojar a nossa casa de várias maneiras, em diversas posições e ângulos. A tudo isso, ele respondeu calado, realizando o seu importante papel de criar e educar, dentro do ecossistema, aquele grupo de garotos e rapazes. Há uma enorme gratidão em cena, onde nem mil palavras poderão expressá-la por completo.

Com certeza, José Manoel, Miguel Jorge, Luís Carlos e João Ricardo lembrarão dele com saudade. Henrique Antonio, Manoel Roberto e o cronista que vos escreve, também acalentam os mesmos sentimentos. Apenas Ronaldo César, um anjo que nos deixou muito precoce — antes de completar um ano — e Carlos Alberto, nascido tempos depois em São Paulo, longe daquele sítio, não poderão experimentar essa nostalgia.

Se um dia puderem ir até lá, olhem-no com carinho, digam seus nomes em voz alta. Ele os ouvirá e, com certeza, também lembrará de vós. Não é uma mera prosopopeia, o quintal é um membro da família e lembrará de um passado tão lúdico, tão alegre e pueril, de meninos querendo aprender as coisas da vida.

E como aprenderam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário