CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, agosto 16, 2022

MODAS DE ONTEM

 

SAPATO DE LONA 

Renato Mendonça


De vez em quando, quando boto a memória para passear, ela tropeça em algum resquício pitoresco do passado; regurgita assim dessa maneira um episódio saliente da vida, e sem dúvida aquele que vale a pena resgatar para registrá-lo no álbum das reminiscências. Então, viajemos até lá.

Renato Mendonça, o
alfaiate

Eu estava com meus quinze ou dezesseis anos, talvez. O marco temporal me diz que eu havia recebido de presente de meu irmão, Roberto, uma calça cinza clara, estilo Saint Tropez, essas que nos tempos idos tinham a cintura baixa, baixíssima. E, para completar o estilo romântico em evidência, vivia-se os tempos da Jovem Guarda, de onde se importava mentalmente os figurinos. A turma de jovens rapazes usavam os cabelos medianamente compridos como seus ídolos, e as moças conviviam estereotipadas com os sintomas de uma paixão, por certo contaminadas com o veneno da flecha do Cupido. Assim, era importante que a roupa estivesse acompanhando a moda.

Mas, como o dinheiro era escasso, cada um tinha que se virar para conseguir melhorar o visual sem gastar quase nada. A compra de um corte de tecido era fundamental e muito usual, para a seguir confiá-lo ao alfaiate ou uma costureira. No meio daquele pequeno universo de adolescentes de classe média, pobres monetariamente, eram as próprias mães quem se encarregavam dessa tarefa.

Para minha sorte, eu tinha um amigo alfaiate, o Osmar. Ele gostava de costurar, gostava também de criar figurinos, porém alguns deles de gosto duvidoso. E eu, aproveitando-me da chance de ser um aprendiz do seu ateliê e me escalando como um bom observador, também dava meus pitacos nos modelos criados. E essa fase foi profícua para um envolvimento maior com a turma de rapazes, pois me procuravam para opinar sobre o padrão do corte de tecido, as dimensões e os estilos de camisa; serviu também para estreitar meu relacionamento social com as garotas, muito embora raramente fazíamos costuras femininas.

Camisas atualizadas

Nas camisas, as golas altas, imensamente altas, como as que usavam Elvis Presley, eram as mais desejadas. Em algumas, usávamos até um recheio de espuma para tentar mantê-las em pé, como se fosse um colete para o pescoço com torcicolo; as calças, e suas exageradas boca-de-sino, pareciam mais próprias para varrerem as ruas empoeiradas do nosso bairro.

E assim, o tempo ia acariciando nossos sonhos de jovens, apalpando uma bola de cristal do futuro, onde não se via nada ainda. Nela, constavam apenas as missas de domingo, os bailinhos, as peladas no tosco campinho de futebol e, também, como não podia deixar de acontecer, as poucas paqueras, subsidiadas pelo calor em brasa da juventude.

Pensando numa melhor apresentação, principalmente para causar impressão durante o horário da missa, desejei usar um sapato novo para completar o meu visual. Porém, a falta de dinheiro conspirava para que esse sonho não se realizasse tão cedo. Muito embora, o meu velho Vulcabrás, sentindo-se pejorado pelo meu pé que crescera, já pedisse aposentadoria, e em breve seria convertido num chinelo improvisado. De repente, me deu um estalo: lembrei que meu irmão, Henrique, tinha comprado um sapato de lona cor azul mescla e ainda não tinha usado. Talvez estivesse esperando a tal ocasião especial. E eu, fortuitamente, quis dar a ele — o sapato de lona — a aguardada ocasião.

Sapato de lona (moderno)


Enquanto ele estava envolvido no seu trabalho, eu calcei o belo sapato de lona. Macio, achei que se encaixou perfeitamente no meu pé, como se fosse uma meia de cetim, nem percebi que era um número menor. A extensível lona ofereceu-me sua contribuição para que eu não me frustrasse. Com a minha calça Saint Tropez e uma camisa recém costurada, saí por aí sentindo-me um verdadeiro Don Juan. Porém, tive o cuidado de não o sujar nem frequentar terrenos hostis à delicadeza do sapato, pois deveria ser devolvido para a caixa, limpo, para que aparentasse que não fora usado. Assim o fiz.

Alguns dias depois, quando meu irmão foi fazer a “tal estreia”, percebeu que o sapato estava folgado no seu pé. Desconfiou que eu já o havia usado. Mesmo sabendo da bronca que receberia, não pude negar.

Nem é preciso relatar que ele “cuspiu maribondos”, esbravejou bastante, mas, no fim de todo esse episódio, o que ficou de lição para mim, foi algo impensado naquela época, no ápice da minha juventude. Apesar de toda a sisudez e aparente falta de carinho, exercitou o perdão e demonstrou que me amava muito, e me deu o sapato de presente. E aí, sem culpa nem traumas, passeei tantas e tantas vezes com minha calça preferida e meu sapato de lona azul mescla, até ele não caber mais. *


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário