CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, agosto 24, 2022

GETÚLIO VARGAS: DATA DE SUA MORTE

 Acolhendo um trabalho do amigo de rede social, compartilho a publicação do Francisco Braga sobre o aniversário de morte de Getúlio Vargas, que hoje é reverenciada.

Getúlio Vargas

Nesta data em que lembramos o triste desfecho para a vida do Presidente GETÚLIO VARGAS, ocorrido há 68 anos em 24/08/1954, compartilho com você matéria extraída da revista O CRUZEIRO, edição de 06/10/1962, que publiquei no Blog do Braga em 26/08/2021, intitulada RECORDAÇÕES DE GETÚLIO, memórias guardadas por meu saudoso amigo, falecido em 2010, DEPUTADO JOSÉ BARBBOSA, sobre um dos momentos políticos brasileiros: o que sucedeu a deposição de Vargas em 1945, quando ele tinha se retirado para São Borja, e em 1950, quando retornou à presidência carregado pelos braços do povo. O Deputado José Barbosa, que tinha sido assessor de Getúlio Vargas, foi Assessor Especial do governador de Rondônia Jerônimo Santana (mandato de 1987 a 1991), com quem também trabalhei como Secretário Adjunto da Fazenda.

Importantes já na Revolução de 1930, que levou Vargas ao poder, os militares conduziram o processo de deposição de Getúlio, que por sua vez procurava protagonizar a transição e permanecer no poder. Para sucedê-lo no Palácio do Catete, o Presidente Vargas apoiava o candidato Eurico Gaspar Dutra, seu ministro, que tinha fortes convicções, apoiando o integralismo e revelando forte queda pela Alemanha Nazista, contando com o apoio do Exército, seu candidato. Seu oponente foi o Brigadeiro Eduardo Gomes, apoiado pela Aeronáutica, também militar e liderança tenentista da década de 1920. A disputa entre Dutra e Gomes representou, acima de tudo, uma divisão nas Forças Armadas. O pretexto para o golpe contra o Presidente Vargas foi a nomeação de seu irmão, Bejo, para chefe de polícia do DF, em substituição a João Alberto, fato corriqueiro sem maior expressão, dentro de uma normalidade política. Mas, como já visto, os tempos eram conturbados em fins de 1945. Link: https://bragamusician.blogspot.com/2021/08/recordacoes-de-getulio.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário