CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, janeiro 29, 2022

COLECIONISMO DE SELOS

Conversei em dezembro passado, em Brasília-DF, com um comerciante de selos e outros produtos filatélicos. Roberto Silveira (Filatélica Brasília) me proporcionou algumas informações sobre o quadro atual e as perspectivas para o futuro. Que acontecerá com a Filatelia? Se “ninguém escreve para o coronel”, parodiando o escritor Vargas Llosa.

Carta para o coronel Roberto (1985)
De fato, a correspondência agora é realizada pelo celular. As empresas nos obrigam a sacar o boleto pela internet. Os cumprimentos pelas festas são realizados em viva voz. E, para complicar mais, a empresa de correio fixa de qualquer modo uma tarjeta autocolante que desfigura o envelope. Enfim, o selo perdeu seu fascínio. Dizia-se que o colecionismo de selos ensinava diversas ciências, agora basta digitar o tema no Google, e pronto...

Dias desses, o aficionado filatelista Jorge Bargas me presenteou com recortes de jornais temáticos. Alguns cinquentenários. Neles deparei-me com comentários sobre o assunto, sobre a preocupação com o futuro da Filatelia, já àquela ocasião. Reproduzo trechos do mesmo autor (ainda em atividade): Mauro Nogueira Valias, em Coluna Filatélica, circulada no jornal Correio do Sul (nov. 1994), Varginha-MG.


Coluna de MauroValias

Quando não sabemos, mas tudo caminha rápido e célere para o fim da genial invenção de Sir Rowland Hill em 1840 na Inglaterra. Uma coisa é certa: o selo postal não completará seu bicentenário em 2040. Por que estamos prevendo seu fim com tamanha convicção? Por uma evidência muito simples, que é o progresso fantástico dos meios de comunicação. Com o advento do telex, "fax", porteamentos por verbas e franquias mecânicas, que firma por menor que seja irá mais selar carta por carta, expedi-las e aguardar resposta um mês depois? E o que está por vir no setor?

Estamos avançando muito no tempo, mas com uma certeza quase absoluta que ocorrerá exatamente assim. Não somos videntes agourentos e nem arautos de más novas e sim realistas, pois não há como lutar contra o progresso e a evolução das coisas que nos cercam. Nem mais adiantará que ajudem a salvar a Filatelia Brasileira. Não é ela que está morrendo, mas sim, a razão de sua existência no selo postal.

Recorte da Coluna Filatélica


Nenhum comentário:

Postar um comentário