CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, janeiro 25, 2022

COLUNA FILATÉLICA (5)

 Nelson Porto (1923-2006) prossegue como um marco da implantação do Clube Filatélico do Amazonas (CFA). Estava entre os fundadores, que em 1969, fundaram esta agremiação nas dependências do ICBEU. E, adiante, ele passou a divulgar a filatelia manauara através da Coluna Filatélica, que o Jornal do Commercio encartou por décadas, extinta com a morte do seu redator.

Porto não se limitava ao cenário dos selos e acessórios colecionáveis, escrevia sobre outros assuntos, como se verá na coluna aqui reproduzida, datada de 6 de março de 1994 (domingo). Na ocasião, o país discutia o combate à inflação em meio aos diversos planos adotados. 

Recorte da coluna mencionada

A IMPLANTAÇÃO DA URV (*)

Depois de uma luta desigual, conseguiu o governo implantar a sua conhecida URV que nada mais é que o dólar americano disfarçado para não “ofender” o ilustre presidente. O fato é que nós brasileiros ainda não entendemos muito bem como será possível vencer a inflação com a simples mudança de nome de uma moeda. Se já estivemos (sic) dolarizados há mais tempo, certamente a euforia do ilustre ministro ao dizer que “em dólar a inflação é ZERO” estaria justificada. Mas, não! Nós temos o nosso imbatível “cruzeiro real” que não se importa com discussões, casuísmos etc., que estão aí mesmo. Vamos brilhantemente seguindo os 40% mensais...

E vamos vendo que esta URV vai ter pouco tempo de vida e será substituída pelo REAL que definitivamente será a nossa moeda. E este REAL que deve ser uma “moeda forte”, como será a sua divisão? (...)

REUNIÃO NA CASA DE RODERICK CASTELO BRANCO

Como vinhamos (sic) fazendo há algum tempo, recomeçamos nossas reuniões filatélicas na casa de um dos mais antigos e operosos filatelistas amazonenses: Roderick Castelo Branco. Com a presença de Edgar Altino, Francisco Carmona e o redator da Coluna, no último sábado de fevereiro estivemos lá no Bairro de São Jorge, onde durante algumas horas recordamos as atividades filatélicas amazonenses e brasileiras e discutimos, evidentemente, a atual situação da filatelia brasileira com os preços de seus produtos subindo a cada 15 dias. Nunca atravessamos uma fase tão difícil para todos nós que usamos a correspondência para construirmos coleções de selos.

Uma coisa positiva que comentamos foi a implantação de um selo para porte internacional comemorativo: uma reivindicação que víamos lutando há muito tempo e que parece a ECT vai utilizar para que nossos selos possam voltar a serem respeitados no exterior.

CARTAS ATRASADAS

Estamos muito preocupados com o que vem acontecendo com nossa correspondência para o exterior. Cartas vinda da Europa e dos Estados Unidos, que não devem demorar mais de 10 dias, estão nos chegando às mãos com quase um mês de postadas. Já temos três dessas para mostrarmos a quem de direito. Informaram-nos, não oficialmente, que estaria havendo uma "operação tartaruga" na Agência do Aleixo onde são triadas as cartas estrangeiras, pois os funcionários da ECT brevemente vão lutar por melhores salários (aliás é a luta constante de nossos funcionários).

Detalhe da citada coluna
NOSSAS COLUNAS

Estamos recebendo de alguns leitores cartas elogiando nossa Coluna, não só pelos assuntos que abordamos como também pela bela feitura e distribuição do espaço. Devemos isto a nossos amigos do JORNAL DO COMÉRCIO.

URV (Unidade Real de Valor) veio a ser instituída através da Medida Provisória 434/94, sendo reeditada posteriormente pelas MPs 457/94 e 482/94, e derradeiramente convertida na Lei 8.880/94, que veio a ser conhecida como a Lei do Plano Real, prevendo uma indexação temporária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário