CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, junho 12, 2021

AJURICABA - HERÓI INDÍGENA

Em 1957, Manaus assistiu o lançamento de um livro sobre o nosso herói indígena: Ajuricaba. O autor – Valério Garcia Caldas - deu-lhe o título de AIURICÁUA, e o tratou como “Símbolo do heroísmo Amazonense!”. Mas quem é o autor desta obra? Tudo quanto sei, compartilhei da “orelha” do aludido compêndio:

Capa do livro

Valério Garcia Caldas, com 55 anos de idade [nascido em 1902], iniciou seus estudos no Instituto Universitário Amazonense até 1916, quando foi para a Bahia fazer o curso do Ginásio Carneiro Ribeiro, de onde afastou-se no 3º ano, em virtude do abalo financeiro e de saúde de seu avô que veio a falecer, não tendo podido terminar o curso ginasial, para enfrentar encargos de família.  Fez o curso pre-agronômico no ano de 1921, não terminando por embaraços em sua vida de funcionário público federal, como Carteiro dos Correios do Amazonas e do Acre. No ano de 1944, tendo voltado do Acre, onde servira como Agente Postal Telegráfico, já casado e com duas filhas, resolveu matricular-se no curso Agrotécnico da Escola Agronômica de Manaus, afinal diplomando-se no ano de 1947, quando dirigia como redator-chefe a Revista Agronômica, órgão do Centro Agronômico da Escola.

Alcancei um exemplar deste na biblioteca de Mario Ypiranga, situada no Centro Cultual Povos da Amazônia, o qual registrou nele algumas perversas considerações sobre o autor e a obra. Além de reproduzir em fotos, faço as transcrições literais para a devida apreciação do visitante.

Sobre o autor: Esse cara é estafeta dos Correios e Telégrafos e possuía um parafuso frouxo. Esse folheto é a prova.


Sobre a obra (p. 16): * filho duma puta burro! Nessa época nem o Amazonas era conhecido nem Aiuricáua existia!

O livro foi composto e impresso na Tipografia Fenix, de Sérgio Cardoso & Cia. Ltda. Rua Joaquim Sarmento, 78

2 comentários:

  1. Bom dia.
    Obrigado por compartilhar sobre esse livro e sobre o autor. Me chamo Ernesto Caldas Filho e sou neto do Valério Garcia Caldas. Infelizmente meu pai e toda sua família perderam o exemplar deste livro quando se mudaram para o Ceará. O senhor tem este livro disponível em PDF? Se sim, por favor poderia entrar em contato pelo meu e-mail: ernestocfilho@gmail.com

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ernesto, obrigado pelo contato. Espero atender à família, porém, o livro encontra-se em uma biblioteca do Estado. Prometo que vou buscar com afinco, mas isso vai levar um tempo. Prossiga me lembrando desta promessa, fone para contato (92) 99608-9010.

      Excluir