CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, janeiro 01, 2021

1º JANEIRO

Vou elencar algumas datas “redondas”, como costumam denominar os historiadores e seus discípulos, que ocorrem neste ano de 2021. Valho-me da sinopse que realizei, quando intentei escrever as efemérides amazonenses. Quanta pretensão, mas vai indo.

Nesta primeira etapa, vou relembrar os governantes que assumiram no primeiro dia do ano. Convém salientar que a posse de governador, no início da República, foi estabelecida pela Constituição para o dia 23 de julho. Adiante, a data recuou para o dia 31de janeiro, até que em novo recuo é realizada hoje, como acontece com o prefeito David Almeida.


Amazonino Mendes e David Almeida, prefeitos de Manaus
   

1913 – Toma posse no governo do Estado, Jonathas de Freitas Pedrosa, médico nascido na Bahia.

1917 – Empossado no governo de Estado, Pedro de Alcantara Bacellar, outro médico, outro baiano seguidamente na sede governamental.

1921 – Toma posse na chefia do Poder Executivo, o bacharel César do Rego Monteiro, nascido no Piauí, graduado pela Faculdade de Direito do Recife, desembargador do TJA e seu presidente. Seu período governamental foi encurtado pela Rebelião de Ribeiro Júnior (23|07|1924).

1926 – Tomam posse no governo do Estado, Efigênio Salles, natural de Minas Gerais, e, na prefeitura da Capital, o dr.  José Francisco de Araújo Lima.

1930 – Empossado na chefia do Poder Executivo, o doutor Dorval Pires Porto, nascido no Rio Grande do Sul, tendo sido prefeito e deputado federal.

1999 – Posse de Amazonino Armando Mendes, governador reeleito.

2003 e 2007 – Posse de Carlos Eduardo de Souza Braga, no posto de governador do Estado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário