CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, janeiro 03, 2021

FOLHINHA DE JANEIRO

Vou elencar algumas datas “redondas”, conforme intitulam os historiadores e seus discípulos, que ocorrem neste janeiro de 2021. Valho-me da sinopse das efemérides amazonenses que espero atualizar. 

1871

Dia 31 – Nasce em Viçosa (CE), o engenheiro agrônomo Angelino Bevilaqua, que durante décadas emprestou seu nome ao Parque de Exposição Agropecuária, em Manaus. Angelino era irmão do jurisconsulto Clóvis Bevilaqua, e tendo residido em Manaus, aqui deixou descendência.

1911

Dia 29 – Fundação da Associação Comercial dos Retalhistas de Manaus, órgão destinado a defender os profissionais do comércio a retalho e das indústrias ligadas a este comércio.

1921

Dia 3 – Nasce em Parintins (AM), o professor Herbert Batista Palhano, tendo falecido jovem em 18 de janeiro de 1961, no Rio de Janeiro. A capital do Amazonas possui uma EE com seu nome.

1941

Dia 5 – Faleceu no hospital Beneficente Portuguesa de Manaus, o professor Marciano Ferreira Armond. Os jornais da época registraram: "Na serenidade dos justos e na humildade dos sábios finou-se o professor Marciano Armond, o grande modelador de inteligências". Manaus adotou seu nome em rua da cidade, homenageando o saudoso mestre, rua que liga o bairro da Cachoeirinha ao de Adrianópolis. Foi um dos fundadores do IGHA.

  

Álvaro Maia

1951

Dia 31– Toma posse no governo do Estado, Álvaro Botelho Maia, natural de Humaitá (AM), eleito pelo Partido Social Democrático (PSD). Maia foi anos o Interventor Federal, ao tempo da ditadura de Getúlio Vargas. E, como seu protetor, foi eleito para o período de 1951-55. Ainda foi senador, quando veio a falecer em 1969. A cidade renomeou o Boulevard Amazonas com seu nome.

1961

Dia 17 – Instalado na cidade, o Banco Nacional de Minas Gerais na rua Guilherme Moreira, 178/181, em frente à sede central do Banco do Brasil. Desapareceu quando das incorporações bancárias, fato que reduziu as inúmeras agências de variados bancos.

Dia 31 – Inauguração da Quadra de Esportes, capitão Mario Silva, no bairro de Educandos, apresentando o jogo de voleibol feminino entre as equipes do Nacional e da AABB/Rio. A quadra foi construída durante o governo de Gilberto Mestrinho, mas há muito desapareceu e o patrono segue desconhecido.

1981

Dia 20 – Posse da Diretoria do IGHA, sob a presidência de Roberio dos Santos Pereira Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário