CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, maio 30, 2018

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

Quartel da Praça da Polícia, hoje
Palacete Provincial

Há três anos, em maio, a direção do Museu Tiradentes, situado no Palacete Provincial, convidou-me para que organizasse uma exposição sobre a Polícia Militar do Amazonas. Aceitei com prazer, tendo escrito o texto abaixo como apresentação da mostra.

EXPOSIÇÃO

MILÍCIA DO AMAZONAS, TEUS SOLDADOS...

A 13ª Semana Nacional dos Museus – cumprida no mês passado, estimulou ao Museu Tiradentes a realizar uma exposição sobre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).  Obsequiada com a preferência, e mais, com o evento no Palacete Provincial, antiga sede de seu comando, esta corporação militar aceitou prazerosamente o brinde. Para concretizá-lo, incumbiu-me de organizar a Exposição, cuja denominação empresta a primeira estrofe de sua canção: Milícia do Amazonas, Teus Soldados.  Esclareço que a oportunidade se mostra bastante propícia, porquanto esta corporação vem se empenhando em reorganizar seu Arquivo Histórico. Com essa meta, uma equipe vem digitalizando o material disponível, empenhando-se com mais afinco na documentação de seu pessoal. Convém advertir que a documentação sob cuidados técnicos data a partir de 1936, quando a PMAM foi reincorporada ao sistema de Segurança do Estado, visto ter sido desativada pelo governo getulista em novembro de 1930.
O material exposto, constituído de fichas individuais da permanência na milícia amazonense, que oferece grande número de informações passível de diversificados estudos. Algumas observações se destacam: a procedência do pessoal, caracteres individuais e a filiação; o nível de escolaridade (bom número de analfabetos); o tempo de serviço prestado; as recompensas obtidas e as punições sofridas; o tipo de fardamento; além de fotografias em bom estado. Enfim, no conjunto, os diversos exemplares de fichas empregadas na instituição de Cândido Mariano.
Cópia deste material em breve será anexada ao Museu Tiradentes, que reconhecidamente necessita de renovação periódica. Esta exposição, estou certo, assinala o começo dessa renovação.
Espero que você aproveite convenientemente este evento.
Roberto Mendonçacoronel reformado da PMAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário