CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, fevereiro 19, 2022

MÚSICOS AMAZONENSES

 Ainda do livro Música e Músicos do Pará, de Vicente Salles, recolho algumas anotações acerca de personalidades bem conhecidas em nosso Estado. Alguns aqui nascidos, como as famílias Tenreiro Aranha e Maximino Correa. 

Capa do livro

ARANHA, Bento de Figueiredo Tenreiro

Jornalista, escritor e político. Nascido em exerceu atividades políticas e administrativas em Manaus. Deputado provincial no Amazonas. Publicou em Belém, em 1895, duas composições: a valsa Recordação e a polca Alzira. Pai dos musicistas Josefina Tenreiro Aranha de Castro, João Batista Tenreiro Aranha e Maria Amanda Tenreiro Aranha, nascidos em Manaus. (Morto em Belém, jan. 1919)

ARANHA, João Batista Tenreiro, 1865-1954

Oficial da Marinha de Guerra e compositor diletante. Filho de Bento Tenreiro Aranha e de Josefina de Freitas Tenreiro Aranha, nasceu em Manaus/AM, em 1865, e faleceu em São Paulo em 1954. Foi engenheiro naval e capitão de fragata. Estudou música em Manaus, Belém e no Rio de Janeiro.

ARANHA, Maria Amanda Tenreiro, 1886-1907

Pianista, contralto e compositora. Filha de Bento Tenreiro Aranha e de Josefina de Freitas Tenreiro Aranha, nasceu em Manaus/AM, a 18 de março de 1886 e morreu em Belém a 23 de novembro de 1907.

Estudou no Instituto Carlos Gomes, de Belém, além do piano, canto e harpa, passando pelas classes de Meneleu Campos, Virginia Sinay Bloch e Esmeralda Cervantes. Compôs peças para piano, entre as quais foram impressas as valsas Helena (1906) e Nuit heureuse (publicada também em 1906 com o pseudoanônimo E. Feuillet) e o shot Sursum Corda (Corações aos céus, 1906).

ARANHA CASTRO, Josefina Tenreiro, 1880

Pianista e professora. Nasceu em Manaus/AM, a 10 de julho de 1880. Veio pequena para Belém, aqui fazendo os estudos de piano. Aluna do Instituto Carlos Gomes, diplomada em 1902. Transferindo-se depois para o Sul do país, viveu muitos anos em Lavras/MG, tendo sido diretora do Conservatório de Música local. Atualmente vive no Rio de Janeiro.

Fragmento do livro

CORRÊA, Eunice, 1909

Pianista e recitalista. Filha do Dr. Maximino Corrêa, nasceu em Belém, em 1909. Iniciou os estudos de piano com a professora Celeste Cordeiro de Oliveira. Mudando-se para Manaus, teve como professora a pianista Tatá Level. Em 1922, foi para o Rio de Janeiro, passando então a estudar com Charley Lachmund. Deu seu primeiro recital, no Rio de Janeiro, em 1923, no salão Leopoldo Miguez do então Instituto Nacional de Música, iniciando série de apresentações públicas que realizou em várias capitais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário