CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, março 30, 2018

PMAM - 181 ANOS

Convite distribuído pela corporação
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) entrou em sua semana de aniversário, evento que ocorre dia 4 de abril (quarta-feira) comemorando 181 anos de existência. 
Não devia ter acontecido, porém, em exposição apresentada no Palacete Provincial (em 28.03) confundi-me com tantas datas, que acabei por trocar a atual. 
De toda sorte, já postei neste espaço, a PMAM exercita sua terceira data natalícia. Duas em  consequência da ampliação da idade, dai a divergência que se pode verificar com a presente postagem. Detalhe: em 1972, a PM alterou sua data de criação: passou de 3 de maio de 1876 para 4 de abril de 1837.

Vou seguir nesta semana resgatando outras matérias jornalísticas sobre esta excelsa efeméride da Força Estadual. Hoje, compartilho a reportagem do extinto periódico A Noticia (22 abril 1970) sobre o assunto.


Recorte de A Notícia, 22 abril 1970

A Polícia Militar do Estado do Amazonas completará, no dia 3 de maio próximo, 94 anos de existência. Para comemorar tão importante data, o Serviço de Relações Públicas da corporação elaborou a semana de festejos:
Dia 26, domingo, será inaugurado pelo governador Danilo Areosa, o quartel da PM no município de Parintins. Para participar da solenidade, seguirá no sábado, uma comitiva composta do Governador, comandante Maury Silva e de oficiais da corporação.
Na segunda-feira, o comando proporcionará às famílias dos praças, uma apresentação exclusiva, no Master Circus; no dia seguinte, às 20 horas, haverá projeção cinematográfica para soldados, cabos e sargentos, no pátio interno da corporação.
Às 9 h. de quarta-feira, os oficiais da Polícia Militar visitarão a nova tomada d'água de Manaus, para tomar conhecimento dos detalhes da obra e o seu funcionamento. Às 19h30, o coronel Maury Silva e seu Estado-Maior concederão entrevista à [extinta] Televisão Ajuricaba.
Dia 30, quinta-feira, serão realizados torneios quadrangulares de voleibol, futebol de salão e de campo entre as equipes da Marinha, Exército, Aeronáutica e PM.
Na sexta, será comemorado o Dia do Trabalho; e, nessa noite, a banda de música fará uma retreta na Praça Heliodoro Balbi.
No sábado, às 9h, as obras do novo quartel, no bairro de Petrópolis, receberão a visita de autoridades especialmente convidas, às quais será oferecido um coquetel.
As 20h, no restaurante “Chapéu de Palha”, a oficialidade se estará confraternizando.
Finalmente, no domingo, (aniversário da Polícia Militar) haverá, às 8h., na Praça de São Sebastião, missa em ação de graças, reunindo todo o efetivo do batalhão. As 9h, formatura geral no mesmo local, com compromisso de oficiais ao 1º posto; entrega de Medalha Tiradentes aos condecorados.
Às 20h, em salão do Ideal Clube, haverá um coquetel, reunindo autoridades civis, militares e eclesiásticas, e a imprensa amazonense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário