CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 27, 2017

MANAUS: "POINTS" SAUDOSOS


Hotel Cassina, estágio atual
Estas lembranças pertencem ao saudoso jornalista e empresário Belmiro Vianez, expressas em sua página, circulada em A Critica (edição de 16 maio 1999).
Há dias, circulou na rede um trabalho acadêmico sobre os locais de encontro na cidade, mais conhecidos por "zona", entre outras alcunhas. Talvez esta postagem possa, tomando o testemunho de um frequentador, emprestar uma linha mais ao esforço daquele pesquisador.

➤ Coluna do Belmiro


Saudades e Boêmia

DO HOTEL CASSINA E DO BAR DE FLORES

Hoje, o Hotel Cassina exibe os andrajos de um tempo em que imperou como uma das referências da boêmia e o Bar de Flores lembra a velha eletrola se "esgoelando", com as mesas apinhadas de cervejas "estupidamente" geladas.

E tome samba do bom e do melhor, por onde rodam os soirés de Paris, trazidos da Europa pelas polacas que com duas "maçãs no rosto" parecendo nanquim ao natural, e tome polcas, e tome maxixes, e tome boleros, e tome tangos embalando as frescas madrugadas.

O dia raiando em estilhaços de vida, os odores exalando a Royal Briar, a L'Origam e a Epreuve du Coty.

Tudo acabou, o tempo levou!

O Promessa e o Madeiras do Oriente da “Mirurgia”, marcas das melhores fragrâncias da época num tempo que se esvaiu... mas que ainda se ouve a Volta do Boêmio - com o Nelson Gonçalves de todas "as zonas", a lua lá fora espelhada no leito do Rio.

E o vento sussurrando imemoriais confidências dos Boêmios no melhor tempo das nossas serenatas da nossa juventude. Ah! tempo de paz! onde o crime e a irracionalidade não existiam e muito menos a praga da Aids. Acabou tudo!

Polacas com duas maçãs no rosto como se fossem nanquim, fazendo sala "no amor livre", das casas livres de todas as latitudes da liberdade plena.

Ah! tempos de paz! Da nossa juventude ainda sem a ameaça terrível da Aids, tempo festejado com a amizade dos verdadeiros amigos, onde o crime e a brutalidade não existiam. E muito menos a Aids. 
Acabou tudo até mesmo o épico "Café do Pina", dele restando saudades e sombras, pedaços de lua e estrofes imortais como as do nosso saudoso Farias de Carvalho, o poeta insubstituível sempre lembrado na dor e no pranto que a todos nos deixou o Clube da Madrugada, que não acaba nunca ...imortalizou-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário