CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, novembro 29, 2017

"RENDEZ-VOUS", DANCINGS E CABARÉS EM MANAUS


Transcrevo mais esse tópico para que sirva à recordação ou à pesquisa sobre as “casas de tolerância”, uma entre tantas designações contempladas, de Manaus. O flasbach serve tanto para os ingressos, quanto para os que curtem a “terceiridade”. De outro modo, atendo ao professor Aguinaldo Figueiredo que se esmera em concluir uma tarefa acadêmica sobre o deleitoso tema.

Recorte do matutino O Jornal

A condição de idoso autoriza-me a revelar minha estreia nesta matéria. Aconteceu no Shangri-la, que funcionou em bela casa situada na hoje avenida Constantino Nery, onde se encontra o residencial Bafururu, do Exército. Ponto de referência? Aos fundos do shopping Millenium.

Todavia, aqui vai uma ressalva, professor. Ao ingressar na PMAM, em 1966, a Força tinha como missão, entre outras, patrulhar os “puteiros”. Que trabalho estafante! Ronda vai e vem, estabelecemos (a turma de oficiais patrulheiros) no Piscina, do saudoso amigo conhecido por Pinguim, a “central de operações”. Ponto de referência? Não sei mais, recordo apenas que à beira de um igarapé, com belo espaço para o “namoro”, e bons quartos para o acasalamento.  

A postagem foi sacada do matutino O Jornal (circulado em 13 fevereiro 1959), ano final do governo Plínio Coelho, às vésperas do Carnaval.

LACRADOS (NOVAMENTE) OS "RENDEZ-VOUS", 
DANCINGS E CABARÉS, PELA POLÍCIA

O Dr. Domingos de Queiroz mandou cumprir a determinação do Cônego Walter Nogueira, secretário em exercício, do Interior e Justiça — Concessões especiais à "Boite Odeon”

Atendendo à determinação do senhor Secretário do Interior e Justiça, em exercício, cônego Walter Nogueira, o Dr. Domingos de Queiroz, Chefe de Polícia, expediu ordens, ontem, à Delegacia de Ordem Política e Social, para o imediato fechamento de todos os "rendez-vous", cabarés e dancings, existentes em nossa capital.

MAIS DE 10 CASAS FECHADAS
O comissário Reginaldo Xavier, no mesmo instante, designou uma caravana de policiais, sob a chefia do Sr. Mariolino Miranda, a fim de proceder a interdição sumária dessas casas de lenocínio ou antros de depravação.
Foram atingidos pela medida os "rendez-vous" conhecidos por “Rosemary” (rua Saldanha Marinho), “Pensão Royal” (rua Joaquim Sarmento), “Dedé” e “Eliza” (rua Frei José dos Inocentes), “Barbadiana” (Cachoeirinha) e outro cujo nome é desconhecido, “Angelo’s”, “Bar da Floresta” e “Veronica” (no bairro de Flores) e, finalmente, a “Boite Odeon”, no centro da cidade. Ao dancing “Shangri-la”, nos Bilhares, foi regulamentado apenas a realização de shows artísticos, no palco.

CONCESSÕES ESPECIAIS
É provável que a Chefia de Polícia, atendendo a diversas razões admissíveis e de ordem comercial, permita o funcionamento da "Boate Odeon", durante o dia, até às 18 horas, sem a frequência de mulheres.

ESTUDARÁ O CASO DA “FORTALEZA”
Em virtude da "Boite Fortaleza", localizada em Educandos, estar amparada por um Mandado de Segurança, o Dr. Domingos de Queiroz reexaminará a sentença, a fim de verificar se pode, legalmente, envolver aquela espelunca, na ordem de fechamento.

"FOI UMA MEDIDA DE ORDEM SOCIAL"

O fechamento de "rendez-vous", dancings e cabarés, na cidade, faz parte do meu programa, na Polícia. Mais tarde seria levado a efeito — declarou à nossa reportagem o Dr. Domingos de Queiroz. Mas, ontem, o senhor secretário do Interior e Justiça expediu a ordem, sendo cumprida. “Foi uma medida de ordem social”, encerrou o chefe do DESP (sic).

Nenhum comentário:

Postar um comentário