CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 20, 2017

PRAÇA DA MATRIZ: VEXAME


Compartilho o texto do graduando em História Fábio Pedrosa, pela oportunidade da festa.
Resultado de imagem para floriano peixoto
Floriano Peixoto
 
SOBRE A REINAUGURAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ: OU COMO DETALHES QUASE PASSARAM DESPERCEBIDOS

Depois de 3 ou 4 anos de reformas, a Praça da Matriz, no Centro Histórico de Manaus, foi reinaugurada, com direito a festa com presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas. Tudo muito bonito, uma nova página na trajetória da preservação do Patrimônio Histórico da cidade.
No entanto, um detalhe chamou a atenção do pesquisador Ed Lincon, que entrou em contato comigo.
Vejam esse busto, identificado como sendo de Manuel Luís Osório (1808-1879), o General Osório, político e militar do Império, combatente nos conflitos da Guerra Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra do Prata e Guerra do Paraguai.
O erro se encontra na figura do homenageado: o busto, na verdade, é o do Marechal Floriano Peixoto (1839-1895), militar e político, vice-presidente de Marechal Deodoro e posteriormente Presidente entre 1891 e 1894.
Essa peça ficava na avenida Floriano Peixoto, sendo retirada do local em 1975 e instalada em uma das laterais da Praça da Matriz.
Parece um detalhe simples, mas necessita ser reparado, pois além de prejudicar a percepção histórica dos que transitam diariamente no local, evidencia como os "especialistas" realizaram um serviço duvidoso. 

Fábio Augusto de C. Pedrosa, com colaboração do pesquisador Ed Lincon  

Nenhum comentário:

Postar um comentário