CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, setembro 19, 2017

CLUBE DOS OFICIAIS PMAM

Para a história do Clube dos Oficiais, que ora se intitula Associação dos Oficiais. Esta notícia foi extraída do Jornal do Commercio (15 de abril de 1982). Aqui, para melhor identificação, complementei o nome dos oficiais.




As eleições para a nova diretoria do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Amazonas deverão ocorrer amanhã, dia 16 de abril, sexta-feira, e é grande a movimentação em torno do pleito.

Dois candidatos concorrerão ao mais alto posto do Clube. O Tenente-coronel PM Odacy de Lima Okada, atual presidente da entidade, lutará pela sua reeleição, enquanto que a oposição, tem como candidato o Major PM Francisco (sic) Romeu Pimenta Medeiros, e sua chapa está assim organizada, conforme informou ontem a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar:

Presidente:  Major PM Romeu Medeiros Filho;
Vice-presidente: Major PM Francisco Orleilson;
Diretor-executivo: Major PM Odorico Alfaia;
1° Secretário: Tenente PM José Alves de Lima;
1° Tesoureiro:  Tenente PM Raimundo Menezes Regis;
2º Tesoureiro:  Tenente PM Edson Paulo Ramos;
Orador: Tenente PM Jorge Levy Marques Sobreira;

No Clube, os coronéis Orleilson, Helcio,
Medeiros e Ossuosky (a partir da esq.)
* Departamento Social:
Tenente PM Alcides Costa; Tenente PM Ary Renato Oliveira; Tenente PM Mário Silva; Aspirante Oficial PM Louismar Bonates.

* Departamento Esportivo:
Tenente PM Adelson Melo dos Santos; Tenente PM Raimundo Belchior; Tenente PM J. Roberto Oliveira Araújo; Tenente PM Ruimar Moreira Lima.

* Departamento Recreativo:
Cap. PM Nazadir Sapucaia e Tenente PM José Antonio Saraiva.

* Departamento Cultural:
Tenente PM James Castelo Branco e Aspirante Oficial PM Afrânio Pereira Junior.

* Departamento de Obras e Patrimônio:
Capitão PM Raimundo Pereira Encarnação e Tenente PM Bernardo da Encarnação Neto.

* Departamento de Relações Públicas:
Tenente PM Roberto Castelo Branco e Aspirante Oficial PM Marcos Antonio Cavalcante.

* Departamento Feminino:
Tenente PM Fem Antonia Arlene e  Tenente PM Fem Sandra Regina Bulcão

* Conselho Deliberativo:

Tenente-Coronel PM José Cavalcanti Campos; Major PM Edson Nascimento Pereira; Tenente PM Geraldo Augustinho e Tenente PM Orlando de Sena Silva


Coronel Antonio Saraiva

Notas deste autor

Revendo os nomes desta relação, dessa equipe de jovens oficiais, a maioria tenentes, que o então major Medeiros soube reger, gerenciar, o CO navegou e como navegou. Apenas um detalhe: a estrutura do salão de festas da atual sede foi construída nesse período. A dupla Medeiros e Alfaia, que dirigia a administração financeira da PMAM, soube aproveitar os bons tempos e ótimos ventos, como disse, para navegar.

O Clube, hoje Associação, deve ao coronel Medeiros e Alfaia ao menos uma placa, para marcar o empuxo que essa agremiação tomou, a partir dessa data. Esqueci de ressaltar que essa chapa foi a vencedora do pleito e, na direção, permaneceu por anos. 

Ainda outra análise: este grupo de jovens oficiais, hoje coronéis reformados, abrigou alguns futuros comandantes-gerais: coronéis Romeu Medeiros Filho; Francisco Orleilson Guimarães; José Antonio Saraiva; Paulo Roberto Castelo Branco; Bernardo da Encarnação Neto; James Pedrosa Castelo Branco; J. Roberto Oliveira Araújo.

Mais: José Cavalcanti Campos foi deputado estadual; Louismar Bonates, secretário de Justiça, e Afrânio Pereira Junior, prefeito de Manacapuru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário