CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, julho 08, 2022

"DELEGADO DO DIABO" NO TRÂNSITO DE MANAUS

 Figura icônica em Manaus foi o delegado de Trânsito: José Ribamar Soares Afonso. Apenas Delegacia Especializada que funcionava próximo ao quartel da Polícia Militar. Melhor explicar: o quartel agora transformou-se em Palacete Provincial e a delegacia virou sucursal da Ramsons, que somente vende a atacado. Num importa se você não se localizou. 

Quero lembrar do trânsito de veículos no tempo do Delegado do Diabo, como o próprio se auto apelidou. A razão da recordação: circulei hoje pela Manaus Moderna, aos fundos do Mercado, e me vi em meio a cena de trânsito da Índia divulgada pelos canais de TV. A Prefeitura tentou organizar o local, porém, não há Polícia, policiamento, de qualquer modo. A esbórnia é qualificada.

Ribamar fiscalizava pessoalmente o trânsito (diminuto, claro), mas ordenado porque ele multava, guinchava, colocava correntes nos pneus de carro estacionado em local não permitido, era como ilustra o epiteto - o capeta. Todavia, querido pela comunidade, daí o prêmio recebido da Câmara Municipal, em agosto de 1980. 

Em sessão solene a ser realizada amanhã a Câmara Municipal de Manaus outorgará o título de "Cidadão de Manaus" ao Dr. José Ribamar Soares Afonso, o "Delegado do Diabo", em atendimento a proposta de autoria do vereador Walter Freitas, do PLS.

O autor da proposição, em sua justificativa, salientou que Ribamar Afonso, quando diretor do Detran, bem como à frente da Delegacia Geral de Polícia, deu tudo de si em prol da coletividade manauara, sobretudo em defesa dos motoristas de táxis.

Falando a respeito de sua atuação como primeiro mandatário do Departamento Estadual de Trânsito, o vereador Walter Freitas declarou que o famoso "Delegado do Diabo" revolucionou o trânsito em nosso Estado, dando uma maior dimensão, empregando, ao mesmo tempo, os seus conhecimentos adquiridos nos Estados Unidos.

Por outro lado, soube-se que os motoristas de táxis de nossa capital, por ocasião da solenidade, prestarão, também, significativa homenagem ao ex-diretor do Detran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário