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quarta-feira, abril 27, 2022

MANAUS: A SITUAÇÃO DO TRÁFEGO

 Transcrito ou, como se diz, compartilhado do Jornal do Commercio, circulado na festa da Padroeira,

8 de dezembro de 1962.

Recorte do mencionado matutino

ESTÁ em curso na cidade mais uma campanha esclarecedora do tráfego feita com a melhor das intenções, como tantas outras, mas de resultados duvidosos. Dizemos assim porque todas as anteriores,  principalmente a penúltima sob os auspícios do Lions Clube e do DAERA [antecessor do DERAM], redundaram em completo fracasso se levarmos em conta as estatísticas relativas ao número de acidentes.

ESTÁ visto que os condutores de veículos, que por falta de vocação para a profissão ou por irresponsabilidade, ocasionam desastres e levam a morte e a dor aos lares de tantas famílias, estes não ouvem ou fingem que não ouvem as recomendações, os conselhos, as instruções dos promotores de tais campanhas, que sempre merecem o apoio incondicional da Delegacia Especializada do Tráfego.

ELES PREFEREM correr o risco e ameaçar o povo com as suas infrações às leis que regulamentam o trânsito dos veicules. As penalidades que sofrem são fracas para a magnitude dos danos que provocam e daí as reincidências, os abusos, com todas as suas consequências negativas para uma boa ordem nesse problema vital e segurança do público.

É PRECISO estabelecer um regime severo de multas, nas bases do que está sendo feito agora em São Paulo, onde as novas sanções se elevam até cem por cento do salário-mínimo, aos que dirigem sem carteira de habilitação ou em estado de embriaguez, aos que forçarem a passagem entre dois veículos, ultrapassarem outro em curva, ou ainda não prestar assistência às vítimas de seus atropelamentos. Para os casos de menor importância, como um simples avanço ao sinal a multa se eleva a mais de dez mil cruzeiros.

COM UM TAL regime de sanções é possível que em grande parte se consiga reduzir o número de acidentes em Manaus. Com simples conselhos, como nas campanhas que temos visto e até mesmo nelas colaborado, os resultados têm sido nulos ou quase nulos. O único rendimento realmente aproveitável é o que se relaciona com o público, orientando-0 no sentido de fazer com segurança o cruzamento das ruas.

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