CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, dezembro 09, 2020

FOLHINHA DE 10 DE DEZEMBRO

 10 de dezembro

1851 – Embarca em Belém (PA), na barca Guapiaçu, da Marinha, em sua terceira e última viagem pelo Amazonas, Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas. Devido às avarias em suas caldeiras, a barca chegou em Manaus, no dia 27, depois de 17 e meio dias de viagem.

1857 – Elevado à categoria de vila, por dispositivo da Lei nº 73, sancionada pelo presidente da província Francisco José Furtado, o município de Borba, o mais antigo do Estado, localizado na calha do rio Madeira. Padroeiro: Santo Antônio de Borba, cuja festa ocorre em 13 de junho.


Brasão do município
de Itacoatiara

1857 – Elevado à categoria de vila a freguesia de Serpa, hoje município de Itacoatiara, por decisão da Lei 74, sancionada pelo presidente da Província Francisco José Furtado.  Sua padroeira é Nossa Senhora do Rosário, cuja festa ocorre 22 de outubro.

1890 – No Eden-Theatro, a cidade assiste a primeira estação operística, quando se apresenta a Companhia Lyrica Italiana, sob a direção de Joaquim Franco.

1891 – Nasce, em Pernambuco, o doutor Leopoldo Tavares da Cunha Melo, formado pela Faculdade de Direito do Recife. Serviu em Manaus como juiz federal. Depois ingressou na política, tendo sido Senador pelo Amazonas. Falecido, encontra-se sepultado no cemitério São João Batista, em um mausoléu de respeitável construção.

1900 – Assume o comando do Regimento Militar do Estado, o capitão EB Adolpho Guilherme de Miranda Lisboa, comissionado no posto de coronel.

1906 – Nasce em Manaus (AM), o médico Waldemar Palma Lima, filho de Vivaldo Palma Lima e de Elvira Augusta B. de Lima. Foi contratado em 1945, como médico do Serviço de Socorros de Urgência.

1945 – Regulada a Justiça Militar na Força Policial do Estado, consoante disposição do decreto-lei 1554, sancionado pelo Interventor Federal Emiliano Stanilau Afonso. Sendo nomeado o bacharel Antonio Bentes Valle, como juiz militar.

1954 – Inauguração do cine Vitória, instalado na Estrada de Constantinópolis, com o maior salão de projeção de Manaus, visto que possuía 1.116 poltronas. Estreou com o preço de Cr$ 5,00 (cinco cruzeiros) e o filme de Kirk Douglas - Floresta Maldita.

1966 – Assume a direção da Faculdade de Direito do Amazonas, o dr. Oyama César Ituassú da Silva.

1981 – Criados, por decisão da Emenda Constitucional 12, os municípios de Amatura, Anamã, Alvarães, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Itamarati, Iranduba, Manaquiri (festa do padroeiro, São Pedro, em 29 de junho); Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Uarini.

1986 – Assume o comando do VII COMAR, o major-brigadeiro-do-ar Lino Pereira, que permaneceu no comando até 31 mar. 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário