CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, dezembro 13, 2017

SEMANA DA PÁTRIA - 1992

Capa do Programa
A comemoração da Semana da Pátria empregava, em 1992, uma respeitável comissão, que procurava preencher o período com distintas atividades cívicas. Não apenas com os tradicionais desfiles militares e, ao coincidir com a data magna do Amazonas, o escolar. A extensa comissão – 30 membros – desse ano será aqui postada. Estava sob a direção da então Secretaria da Educação, Cultura e Desportos, cujo titular era o professor Origenes Angelitino Martins.

A cada ano eram escolhidas personalidades a nível nacional e regional para as homenagens. Nessa ocasião, a Representante da Mulher Amazonense coube à professora Ritta Haikal; o Vulto Estadual foi o Dr. Paulo Pinto Nery, e o Nacional, jornalista Assis Chateaubriand.

A abertura e o encerramento ocorreram na Praça Heliodoro Balbi, conhecida Praça da Polícia, que abrigou ainda o Show de Bandas Militares, com a participação das Bandas da Polícia Militar, do VII Comando Aéreo Regional e do Comando Militar da Amazônia.

O Amazonas Shopping foi utilizado para a apresentação de bandas escolares e ginástica rítmica, além de local da chegada do Triathlon da Independência. Outro espaço bastante utilizado foi a Praça da Saudade, que proporcionou a exibição de orquestras e corais.

Enfim, tanto o Desfile Escolar, em 5, quanto o Militar, a 7, foi realizado no Centro de Convenções. Convém registrar que essa “parada” militar já havia ocupado a avenida Eduardo Ribeiro, passando para a avenida Djalma Batista. Atualmente realiza-se na Ponta Negra.

A seguir, as razões da escolha da representante da Mulher Amazonense e, ao final, a Comissão Executiva

RITTA DE CÁSSIA DA SILVA HAIKAL

É amazonense, nasceu em 17 de novembro de 1940, filha de José Alves da Silva e Irene Pinto da Silva. Cursou o 1° e 2° graus, no Colégio Santa Dorotéia, formando-se como professora em 1958, estudou também o curso técnico em Contabilidade, concluindo em 1960. É Bacharel em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e suas literaturas; Licenciatura Plena em Língua Inglesa e suas literaturas e Bacharel em Direito, colando grau em 1978 e 1985, pelas Universidades do Pará e Amazonas, respectivamente.

São inúmeras as atividades que tem desempenhado, ressaltando-se os seguintes cargos: professora de Português da Escola de Enfermagem, chefa de Controle de Qualidade da Empresa Norte Editora Ltda., professora de Inglês do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos e Colégio Brasileiro de Manaus, professora de Português, Literatura Brasileira, Inglês, Linguística e Estilística da Língua Portuguesa, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.


Como assessora e consultora tem contribuído com seus conhecimentos da Língua Portuguesa, Inglesa, e Área Jurídica em diversos trabalhos como: revisora de pesquisas do CEAG, secretária do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, secretária da Comissão Estadual de Voluntários Pró-Carente, assessora do Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, revisora e membro da comissão de assessoria do vereador Robério Braga na feitura da Lei Orgânica do Município de Manaus.

É também, membro do Conselho Regional de Contabilidade e do Conselho Consultivo da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Amazonas. Tem ministrado inúmeros cursos de Língua Portuguesa e Assessoria Jurídica a professores e técnicos de Instituições do Estado.
Seu trabalho merece destaque na área de teatro estudantil, coordenando essa atividade no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora por 12 anos, ou seja, de 1975 a 1987. Atualmente tem desempenhado com competência e dedicação as seguintes funções: professora de Português para o 2° grau (Seduc), Analista de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Amazonas, chefa de Gabinete da Secretaria de Estado da Justiça, e advogada militante no Fórum de Manaus.

A professora Ritta tem efetuado relevante trabalho em prol da educação de jovens seja como professora, seja como incentivadora à arte da dramatização, especialmente ao teatro juvenil. Sua contribuição profissional é inestimável e imprescindível à cultura de nosso Estado.

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DA
SEMANA DA
PÁTRIA - 1992
(Representantes e seus respectivos órgãos)

Afonso Celso Brandão Nina - Subsecretaria de Desportos
Maria das Graças Silva - Subsecretaria de Desportos
Maria Hildecy F. da Silva - Subsecretaria de Desportos
Janete Souza Queiroz - Subsecretaria de Desportos
Clair Ferreira da Silva - Subsecretaria de Comunicação
Ângela Maria de Abreu Cavalcante - Imprensa Oficial
Themis Filgueiras P. da Silva - Secretaria da Educação, Cultura e Desportos
Isis Bonfim - Secretaria da Educação, Cultura e Desportos
João Santana Neto - Secretaria da Educação, Cultura e Desportos 
Francisco Orleilson Guimarães, Coronel PM - Casa Militar
Wilson Martins de Araújo, Capitão PM - Casa Militar
Lourdes Buzaglo - Cerimonial do Palácio Rio Negro
Marcelo Dantas - Cerimonial do Palácio Rio Negro
Arlindo dos Santos Porto - Subsecretaria de Comunicação
Raimundo Carlos Daniel Mar, Cel PM - Secretaria de Segurança Pública
Marcos Afonso - Empresa Amazonense de Turismo
Edmilson Rosas - Empresa Amazonense de Turismo
Ignes de Vasconcellos Dias - Liga da Defesa Nacional
Júlio César Moraes Passos - Liga da Defesa Nacional
Carlos Matheus - Subsecretaria de Cultura
Elizeu Rodrigues de Lima - Sindicato das Escolas Particulares
Ivens de Carvalho Carreira, Tenente-Coronel PM - DETRAN
José Carlos Pereira, Tenente-Coronel - Comando Militar da Amazônia
Nelson Calvoso Pinto Homem, Major - Comando Militar da Amazônia 
Hugo Luiz da Silva Galvão, Capitão Aer - VII Comando Aéreo Regional 
Jorge Luiz Índio do Brasil, Tenente - Estação Naval do Rio Negro
João de Souza Pessoa, Capitão PM - Polícia Militar do Amazonas
Rui Gomes - Empresa Municipal de Transportes Urbanos
Ricardo Marrocos - Secretaria Municipal de Educação

Dalmo Salim Belmont - Secretaria Municipal de Serviços e Obras

Nenhum comentário:

Postar um comentário