CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, setembro 16, 2024

IMÓVEL PECULIAR NO IGARAPÉ DE MANAUS

 A publicação de A Gazeta, edição de 4 de novembro de 1963, ao meu ver, registra a primeira residência “estilosa” edificada naquele igarapé, o de Manaus. Outras existiram no local e foram motivos de fotos, em particular, de turistas, e de bisbilhoteiros com tanta “engenharia" empregada. 

Recorte do jornal mencionado

A Cidade em Foto

Cartão Postal para Turismo Abstrato

Não é pagode chines. Tampouco uma palafita e muito menos, embora pareça, um pombal em estilo modernista. Entre o asfalto da [rua] Major Gabriel e o leito seco do igarapé da Primeira Ponte, a residência se ergue contrariando todas as regras arquitetônicas. Tem leme, proa, passadiço, aviso aos navegantes. Mas não é navio. Também possui telhado. Na falta de simetria, pode ser encontrada muita beleza. Em seus seis andares, um pouco de majestade sobre os humildes flutuantes da margem oposta. Oscar Niemeyer e Lúcio Costa perderam o cartaz. Se Juscelino soubesse. Brasília seria bem diferente... 

Notas do administrador1) a primeira ponte romana cobre o igarapé de Manaus; 2) acredito que este imóvel estava construído com frente para a rua Ipixuna, pois (com algum esforço) se pode observar ao fundo residências demolidas junto ao Palácio Rio Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário