CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, março 17, 2022

SUCESSOR DO 1º CARTÓRIO CIVIL

Semana passada enfrentei o 1º e o 2º Registro Civil das Pessoas Naturais, em busca da Certidão de Óbito de Francisca Lima Mendonça, minha genitora. O atendimento foi contrastante, por isso  escrevi (cópia abaixo) para o próprio cartório e para a Ouvidoria competente.  

Sistema de senhas é assombroso


Manaus, 17 de março de 2022

 

Senhora Daiana Flores – registradora do 1º Registro

c/c de Ouvidoria da ANOREG/AM e 

Em 7 deste mês, compareci ao 2º Registro Civil das Pessoas Naturais, em busca da certidão de óbito de minha mãe – Francisca Pereira Lima Mendonça, falecida em 18 de julho de 1952. Bastaram dez minutos para ser atendido, com a indicação de que o documento não estava em seu arquivo. Busca realizada sem ônus.

Assim, em seguida, cheguei ao 1º Registro. Consultei o distribuidor de senhas bem obsoleto e, sem ter cadeira disponível, aguardei sentado no chão. Atendido, o serventuário exigiu o pagamento de R$ 23,77 para a Busca, que demoraria 5 dias úteis. Me pediram fone e e-mail. E o atendente me disse que o óbito poderia estar no 3º Registro.

Na sexta-feira (11) retornei ao Registro e, ao ser atendido, observei que então o funcionário saiu em busca do Livro. E mais, os livros consultados estavam empilhados no chão. Eduardo, que me atendeu, me informou ter encontrado o documento e, depois que eu pagasse R$ 78,72, formalizaria a certidão. Paguei, prometendo voltar no começo da tarde. Voltei, qual não foi minha desilusão, quando fui alertado de que não fora confeccionado o registro porque era “trabalhosa a transcrição de termos” de sessentanos (60 anos).

Fazer o quê, senhores, diante de tanta incompetência? Retornei na segunda-feira (14) e recebi a certidão. Veja a disparidade de atendimento entre os Registros.

Dona Daiana, seu cartório precisa de mais cuidados, os clientes estão pagando, e muito bem!, para serem tratados com respeito. O sistema de distribuição de senhas é vergonhoso. Se alguém busca uma certidão sabendo a data precisa, por que cobrar pela busca de cinco dias? Seu funcionário Eduardo me mandou ao antigo 3º ofício, de certo ele não saiba que o terceiro é de 1969.

Grato pelo acolhimento a esta exposição, que segue acompanhada de fotos.

 Manoel Roberto Lima Mendonça

RG 0497-PMAM

Rua Belém, 394 – Ed Lorenzo ap 301 - Adrianópolis

Usuário sentado no piso rente ao chão


Cliente idosa aguardando em pé

Livros amontoados no batente rente ao piso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário