CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, março 19, 2022

ASSOCIAÇÃO DE SAÚDE DAS POLÍCIAS MILITARES

 Lembro-me de que o Serviço de Saúde da Polícia Militar do Amazonas organizou um encontro da associação de médicos das Polícias Militares, ocorrido em Manaus. Não recordo a data, mas nele fiz amizade com o coronel médico da PM da Bahia José Augusto da Silva, que foi o 3º presidente. Um entusiasta desta agremiação. Nas minhas andanças por Salvador, em direção a Canudos, visitei seu endereço para degustar um vinho e atualizar a conversa. Dessa época, perdemos o contato, creio que vou revê-lo na eternidade. Esta revista recebi de suas mãos.

 

Capa da Revista que traz
o texto aqui postado


José Augusto da Silva - coronel QOS/PM da reserva - Bahia

A Associação Brasileira de Medicina das Polícias Militares, posteriormente de Saúde, nasceu inicialmente da força de vontade, inteligência e idealismo de um grupo de oficiais de Saúde de algumas Polícias Militares, em fundar um Órgão de Classe, que pudesse congregar os centros de suas aspirações e inteligência, onde se pudesse cultivar a imagem da beleza intelectual, no mundo das ciências da saúde.

Foram quatro anos de uma luta sem tréguas, na troca de ideias que esclarecem, na procura de outros companheiros de outras Polícias para o debate dos seus pontos de vista. Ninguém era dono da verdade e se buscava apurar o que os outros pensavam acerca da ideia.

A caminhada era complexa. Era preciso saber ouvir, falar e propor naqueles instantes difíceis, em que o nosso pleito, além da nossa heterogeneidade, não era visto com muita simpatia por parte de uns tantos. Foi assim, que no aceso da batalha, não nos faltou a Academia Brasileira de Medicina Militar, em hora tão decisiva de nossa história.

Quis a inspiração divina, pelas mãos do saudoso brigadeiro Dr. Gerardo Majella Bijos, com a sua capacidade de enxergar além das aparências, na sua magnífica e lúcida compreensão, perceber o nosso alcance, tornando-se um aliado nosso da primeira hora. O seu apoio na qualidade de presidente da Academia Brasileira de Medicina Militar, que tão brilhantemente presidia e, graças a sua sábia orientação, tivemos o caminho facilitado e as coisas daí por diante nos correram pelo bom e pelo melhor.

Neste rápido esboço, esta foi, prezados consócios dos dias atuais, a história dos sonhos sonhados do ontem da nossa vida, que se transformaram em momentos que inspiraram e determinaram a fundação da nossa tão querida Associação, quando em 21 de abril de 1972, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, [sede] do IV Congresso de Medicina Militar e I dos Hospitais Militares e Forças Auxiliares, ocorridos no Hotel Glória. Nesta oportunidade, em pleno Congresso, realizou-se a primeira sessão com ata de instalação e criação da Associação Brasileira de Medicina das Polícias Militares, com a presença de Goiás, Guanabara, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Bahia, se não nos falha a memória.

Assim constituídos e sob orientação do brigadeiro Bijos, foi marcada a primeira reunião para a discussão e aprovação dos Estatutos e Regimento, em setembro daquele mesmo ano no Hospital da Polícia Militar da Guanabara. Àquela reunião se fizeram presentes apenas colegas de algumas Polícias, pois tudo era difícil. Lembramos aqui de alguns: do Ceará, se fizeram presentes Atila Nogueira, Arílio, Geraldo Magela; de Pernambuco, João Campos e Bosco; da Bahia, José Augusto; de Goiás, Orlando Araújo; de Minas Gerais, Newton Natal; da Guanabara, Barros Terra: de Santa Catarina, Agostinho.

Discutido e aprovado os Estatutos e o Regimento, era preciso que se elegesse um presidente. Dentre os presentes, em uma homenagem de reconhecimento muito especial ao brigadeiro Bijos, mineiro de boa cepa, a presidência ficou com Minas Gerais, ali muito bem representada na pessoa do coronel Newton Natal de Moura.


Desde então, e como é do conhecimento de todos, a presidência da Nacional vem sendo ocupada por oficiais de Saúde de diversos Estados.

Pernambuco - João de Almeida Campos, 2º presidente | Bahia - José Augusto da Silva, 3º presidente; | Paraná - Jouglas Lafite, 4º presidente, e tantos outros depois.

 A Associação Brasileira de Medicina, hoje de Saúde das Polícias Militares tem procurado, desde a sua fundação, congregar, em unidade a oficialidade de Saúde das Polícias Militares e, nesse caso, cumprindo com o seu desiderato, vem desenvolvendo atividades culturais científicas capazes de assegurar ligação estreita entre os diversos Serviços de Saúde das PPMM.

A sua existência alargou novos horizontes, abrindo novos campos para o trabalho intelectual, formando entre os consócios a convicção de que há sempre o que aprender, mas há também o que ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário