CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, outubro 13, 2016

FACULDADE DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA


Recorte do periódico.
A Universidade Livre de Manaus data de 1909. Não durou muito. Entre as faculdades que a integravam, restou por algumas décadas a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Bastante sabido, a Faculdade de Direito foi a única que se manteve ativa, fazendo a transição para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A de Odontologia estava atuante em 1937, ainda que aguardando o reconhecimento federal. Funcionou em um prédio existente ao fundo da igreja dos Remédios, hoje anexado ao templo católico.

Esta postagem reproduz essa notícia, transcrita de O Jornal, de 28 de setembro de 1937.  


O progresso da Faculdade de Farmácia e Odontologia  

Desde muito que a nossa Faculdade de Farmácia e Odontologia, cuja existência vai para mais de vinte anos, vem em luta constante para merecer justos favores que pleiteia junto ao Governo Federal, que é o seu reconhecimento, trabalho esse que se encontra, em vias de aprovação graças aos esforços de seu diretor, Dr. Raymundo Sá Antunes, e da ação patriótica do Dr. Álvaro Maia, governador do Estado, e da bancada amazonense no Congresso Nacional.

A Faculdade de Farmácia e Odontologia deste Estado, conforme tivemos ocasião de observar na visita que acabamos de fazer, funciona em edifício próprio doado pelo Estado, possuindo excelentes gabinetes de clínica odontológica, histologia e de química, dispondo, também, de um corpo docente composto de profissionais competentes que são os professores Drs. Raymundo Sá Antunes, dentista (diretor); médicos: Francisco Donizeti Gondim, Conte Telles, Vivaldo Lima, Kronge Perdigão, Fulgêncio Vidal; dentistas: Raymundo Nogueira, Freitas Pinto, Alcides Câmara, Carneiro Leão; farmacêuticos: Vicente Telles, Marciano Armond e Vicente Araújo.

Como se vê, melhor não poderia ser a atuação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Manaus, para alcançar o seu reconhecimento, porquanto, dispõe de todo o aparelhamento preciso, quer material quer pessoal, especialmente no seu corpo docente, que se compõe de profissionais de reconhecida competência e capacidade e que são justamente as melhores recomendações para o seu bom nome e merecer, assim, toda a atenção dos poderes competentes que certamente não negarão apoio e auxílio.

Aí estão as provas, os frutos proveitosos e eficientes, representados em numerosos e excelentes gabinetes dentários particulares, sempre cheios de clientes; nos postos de assistência dentária infantil e de adultos, mantidos pela Faculdade com os seus parcos recursos; pelo Estado e pela Prefeitura Municipal, para onde afluem, diariamente, centenas de pessoas pobres, gabinetes esses que funcionam regularmente sob a direção e assistência de profissionais competentes; grande número de farmacêuticos que prestam relevantes serviços em várias farmácias e gabinetes de química nesta cidade, todos diplomados pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Manaus.

Ainda para melhor demonstrarmos o grau de adiantamento e progresso de nossa Escola de Farmácia e Odontologia, basta ver o clichê acima, mostrando uma aula de anatomia prática, do curso de odontologia, regida pelo Dr. Conte Telles, fato que constitui grande melhoramento, pois que, poucas faculdades de Odontologia, mesmo reconhecidas pelo Governo Federal, possuem anfiteatro para essas aulas.


Estamos certo que diante de tais melhoramentos dentro em breve a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Manaus, merecerá reconhecimento do Governo Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário