CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

8 de julho de 2015

HISTÓRIA DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS (1)

Concluía meu tempo de serviço nesta corporação em 1996, quando assumi a direção do Serviço de Saúde. Havia a obrigação de dirigir um hospital e uma clínica odontológica. E um desejo geral dos servidores policiais em aprimorar este serviço e fazê-lo prosperar. Anseio que o tempo demonstrou não ter sido alcançado.
No afã de melhorar o atendimento no Hospital da Polícia Militar, situado na rua Cândido Mariano, providenciei a remodelação do edifício. Com a pintura de sua fachada, fiz afixar o nome do hospital.
Na ocasião do inauguração dos melhoramentos, a imprensa fez a divulgação do feito. O texto e a foto que reproduzo catei no Diário do Amazonas (31.julho.1996).



A Polícia Militar do Amazonas inaugura na próxima semana um hospital, na rua Cândido Mariano, s/n, Centro. O hospital passou por uma completa restauração. Foram adquiridos novos e modernos equipamentos para exames de prevenção cardiológica. Inaugurado em 1984, o hospital tem enfermaria com vinte leitos, uma ala para pediatria e dois apartamentos, além do laboratório, salas para consultas e
administração

Atualmente quinze médicos militares, sob a direção do ortopedista Rogério Passini, atendem nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e neurocirurgia. Seus pacientes são, basicamente, policiais militares e dependentes, embora receba verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) e possa atender pacientes, sem vínculo com a Polícia Militar, para pronto-atendimento e internações.

Recentemente empossado como diretor do Centro de Saúde, o coronel Roberto Mendonça explica que "as instalações foram melhoradas com a recente restauração do prédio. O setor de raios X foi recuperado e foi instalada uma farmácia que repassa medicamentos a preço de custo. Numa próxima etapa será restaurado o laboratório, que realiza exames básicos (fezes, urina e sangue) e novos equipamentos serão comprados".