CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, setembro 19, 2025

POLÍCIA FEMININA NO TRÂNSITO

 Em conversa com as pioneiras policiais femininas, que chegaram à Polícia Militar do Amazonas em 1980, aqui e ali surge uma lembrança benfazeja. Uma delas, a de que a turma de 1983 exerceu o controle de trânsito. A confirmação encontrei nas páginas do matutino A Notícia, que fotografou uma das policiais cuidando do trânsito no cruzamento das avenidas Joaquim Nabuco com a Sete de Setembro, onde existiu uma loja das Casas do Óleo, depois CO. Lamento, mas estou em busca de identificar a jovem policial.

Recortes da notícia de A Notícia, 5 junho 1983
(acima e abaixo)

Policiais femininas atuarão no trânsito

Encerra-se no dia 15 próximo o estágio que policiais militares femininas estão fazendo, em Manaus, como “guarda de trânsito”. Ontem, mais de vinte moças estavam em pontos estratégicos da cidade, orientando pedestres e motoristas.

O estágio supervisionado pela Companhia de Trânsito (Cia Tran), iniciou há duas semanas e tem obtido bons resultados. As estagiárias demonstram vocação para o trabalho e a opinião popular, de um modo geral, é de que “elas são bastante úteis nesse tipo de serviço”.

As “Guardas de Trânsito” não ficarão só em sinais, também estarão atuando em portas de colégios, hospitais e outras instituições que abrigam um grande número de pessoas, em especial de crianças. Essas profissionais terão um papel fundamental na redução dos acidentes de trânsito.

Além disso, com um corpo maior de “guardas de trânsito” a Cia Tran terá melhores condições de desenvolver suas atividades e até mesmo intensificar campanhas de Educação para o Trânsito. As policiais, como dizem os policiais, “dão a maior ajuda e atuam como se já conhecessem o serviço há bastante tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário