CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, setembro 16, 2025

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: 1943

 São duas notícias amplamente distintas - a captura de um desertor e o brinde a um aniversariante. De mesmo teor o comandante de então: Gentil João Barbato, oficial do Exército, nascido em Santa Catarina, o único representante deste Estado na gestão da PMAM. E o outro detalhe - ambas as notas compartilhei do vespertino A Tarde, circuladas em maio de 1943.

Detalhe copiado de A Tarde, 4 maio 1943

A primeira, dia 4, expõe  a figura do policial Francisco Delfino de Lima, tratado por "desertor", seguido de seus dados pessoais e de ameaças a "quem der ajuda" ao criminoso. Não há informação sobre qual ou quais foram os malfeitos praticados pelo Delfino. Não devem ter sido pequenos, uma simples deserção, senão o comando da Força não se empenharia em capturá-lo. Ressalto, enfim, que se trata do único documento deste modo exposto. Enfim, não alcancei o resultado da caça ao Delfino (foto).

É desertor da Força Policial FRANCISCO DELFINO DE LIMA, filho de José Delfino de Lima, nascido em 17 de novembro de 1915, natural do Ceará, solteiro, com 1m70 de altura, de cor parda, cabelos crespos, olhos castanho-escuros, nariz grosso, rosto oval, boca regular, barba raspada, analfabeto, sem sinais particulares, cuja fotografia vai ao lado. O comando da Força solicita a atenção das autoridades policiais ou militares do interior para a sua captura e entrega à Corporação. 

Dia 28 ocorreu o aniversário do ex-comandante Pedro Henrique Cordeiro Junior, nascido em Manaus, em 1862. Sua participação na vida militar e política no Estado é extensa e profícua. Foi desse modo que  o vespertino abreviou o trabalho de Cordeiro Junior. 

Recorte de A Tarde,
28 maio 1943

Assinala-se no dia de hoje a passagem do aniversário natalício de uma das tradições do Exército Nacional, aluno que foi de Benjamin Constant, tendo formado para a proclamação da República e servido com Floriano Peixoto: coronel Pedro Henrique Cordeiro Junior.

Poucos na realidade são ainda os militares que restam daquela época, dentre os quais se conta a veneranda figura do aniversariante de hoje, cuja vida militar foi sempre uma página de remarcados serviços prestados ao Brasil, nas mais delicadas e importantes comissões. No seio da sociedade amazonense, onde é figura de destaque, o coronel Pedro Henriques Cordeiro Junior desfruta de merecido respeito e do maior acatamento, daí as expressivas homenagens que lhe estão sendo tributadas por motivo da data de seus numerosos amigos e admiradores. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário