CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, julho 22, 2025

MAURO TEIXEIRA: DIA DE TENENTE


Dias desses, no arquivo da Biblioteca Pública esbarrei com esta foto. Por se tratar de um jovem fardado de policial militar, logo me despertou a curiosidade. Matei de pronto o fardado: tenente Ademar Raimundo Mauro Teixeira (1949-). Tenente Mauro ingressou na Polícia Militar, depois de concluir o NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva), em outubro de 1972. Estava eu cursando o CAO, na PM do Ceará, de sorte que me encontrei com o tenente no início de 1973, ambos na Companhia de Trânsito. Aconteceu por pouco empo, pois em fevereiro fui transferido para o Corpo de Bombeiros.
Mauro permaneceu na Cia Tran com sua dedicação e competência, e bastante tranquilidade até para solucionar os embates do serviço externo, como demonstra a foto colhida no “Vivaldão”. Sua postura expressa a imagem que deixou gravada na corporação, ainda que tenha ali permanecido por pouco menos de dois anos. Trocou o quartel pela Universidade Federal e acolá se consagrou, pois conquistou o Doutorado e a eleição de vice-reitor da Casa de Ensino Superior.  

As fotos mostram dois momentos: a chegada na PM e o dia de comandante do policiamento do estádio, em abril de 1973. Há pouco mais de 50 anos. Vida longa, caro amigo Mauro.

Recorte do Jornal do Commercio, abril 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário