CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, fevereiro 12, 2024

MANAUS: CARNAVAL DE 1954

A terça-feira de carnaval desse ano ocorreu em 02 de março. A postagem desta segunda-feira gorda recolhi do vespertino Diário da Tarde (1º março), que realiza ligeira retrospectiva dos bailes “dos grã-finos” e do carnaval popular que ocorria na avenida Eduardo Ribeiro, à época a mais adequada. Lembro que não havia certames, cada folião fantasiava-se de qualquer coisa. E seguia artéria acima e abaixo, porém, atanazando as pessoas com um acessório irritante: a bisnaga. Apesar da pobreza descrita, o Diário publica foto com a "escola de samba" da Praça 14, isso há 70 anos! 

Manchete do Diário da Tarde, 1º mar. 1954

 (...) que nos ofereceu, ontem, a avenida Eduardo Ribeiro, onde, apesar das bisnagas traiçoeiras ainda se podia apreciar a beleza feminina, que imperou com toda a sua pujança. Horas de alegria e intensa vibração tivemos na tarde de domingo, animada ainda pela banda de música da Polícia Militar. O povo brincou com vontade, apresentando-se a cidade, naquele dia, um aspecto completamente carnavalesco.

Rememorando as festas dos clubes, cabe acentuar que sábado, dos clubes mais humildes dos bairros aos mais grã-finos do centro da cidade, como Ideal, Barés, Comerciários, Luso, Bancários, todos eles marcaram época no carnaval de 54. 

Detalhes da escola de samba da Praça 14


AS FESTAS DE HOJE

Rei Momo não deixa ninguém ficar quieto. A sua vontade, obedecida em toda linha, fará com que hoje os foliões estejam novamente a posto, prontinhos para entrar no fandango. Pierrot Apaixonado II, com a sua turma também está preparadíssimo, chegando ao ponto do Diniz Lombroso, desde ontem, não mais sair do boteco, tomando umas e outras doses de “chá”.

Hoje o Rio Negro promoverá a sua tradicional festa carnavalesca, no Salão dos Espelhos.

O Fast, sob o comando de mestre Mendonca, coadjuvado por Liberal, Cleber, Gonzaga e Godot, estará hoje, com mais uma festança carnavalesca sempre animada, como as demais. Ele, que entrou com vontade no carnaval de 54, vai levando muito bem, porque a turma fastiana sabe brincar, fazendo tremer a avenida Getúlio Vargas. Hoje, todos ao Fast, onde há boas garotas, bebidas (chás), e comidas. Ninguém vai se arrepender.

Vamos ao Olímpico, uma festa boa, onde a folia impera do princípio ao fim. Lá ninguém pode ficar sentado, pois as mesas não terão cadeiras. Quem quiser sentar, só poderá fazê-lo depois das 7 horas de terça-feira. Agora mesmo vem entrando na redação o folião Jackson Cabral, que foi ao Rio de Janeiro fazer um curso apressado de frevo. Ele estará presente hoje no Fast, do qual é presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário