CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, outubro 23, 2020

CARTA AO FUTURO PREFEITO

Senhor Prefeito,

As imagens que ilustram esta missiva, demonstram a incúria da Prefeitura diante da ruína de um monumento da cidade. Tem mais, escancara o desleixo com a segurança de transeuntes, pois a qualquer momento a “coisa” que parece um tapume pode desabar sobre alguém. Asseguro-lhe que já desabou em três ocasiões, e, em cada delas, os funcionários da Comuna fizeram o malefício de reduzir e de tornar inseguro o tapume.

Conheço este edifício de duas maneiras: a primeira, quando em 1973 a Polícia Militar do Amazonas tomou o encargo de combater os incêndios e outros desastres correlatos. Eu estava presente. Foi ali que se reiniciou o Corpo de Bombeiros que, em nossos dias, do alto de Petrópolis, sob nova direção, zela muito bem pela Cidade.

A segunda experiência com a edificação ocorreu quando pesquisei sua presença na avenida Sete de Setembro para o livro Bombeiros do Amazonas, de minha autoria. Portanto, este local serve como manto sagrado para tantos Bombeiros, em especial àqueles que estiveram sob o controle da Prefeitura de Manaus. Posto que tiveram que empenhar a saúde, diria até a vida, para salvaguardar a população.

Por isso, senhor futuro Prefeito, tome este empenho: repare o Quartel dos Bombeiros, a marca que ele alcançar, será a marca de sua administração. Ou então, demolindo-o, o Senhor evita a dor impetuosa que atinge àqueles que o fizeram funcionar, como o subscritor que apela para seus propósitos de candidato.

    Cordialmente

            Roberto Mendonça



Hoje, no aniversário de Manaus, acrescentei mais esta registro. E creio que ainda vou compartilhar outros e mais outros. Enquanto assistir a essa desídia.


Capa do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário