CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, outubro 16, 2020

FILHA DE AMAZONENSES NA FEB

Outra vez revirando os papéis de meu arquivo, encontrei esta informação sobre a Segunda Guerra, em particular sobre a participação de uma enfermeira acreana, filha de amazonenses, na FEB (Força Expedicionária Brasileira). Apontamento que espero sirva ao Adriel França que se debruça com afinco sobre este assunto.


Entre as enfermeiras do Força Expedicionária Brasileira, que ia se encontram no Rabo, prontas a partir para as zonas de batalha, onde seu coração generoso e cheio de ardor patriótico e suas mãos milagrosas socorrerão os nossos irmãos em armas que tiverem o corpo golpeado pelo inimigo traiçoeiro, no campo da honra, conta-se uma legítima representante da mulher amazônica, a formosa senhorinha Jurgleide Doris de Castro, nascida no Acre, em Cruzeiro do Sul, a 2 de Outubro dc 1918, filha de pais amazonenses, o sr. João de Oliveira Castro e d. Alzira Castro.

Estampando o retrato de Jurgleide prestamos uma homenagem sincera de admiração e simpatia a todas as enfermeiras de guerra do Brasil, essas mulheres maravilhosas, expoentes de uma raça e glória de um povo, que colocam o amor da pátria acima de tudo, para ela vivendo e por ela morrendo.

(Extraído de O Jornal, 23 julho 1944)

 

Um comentário:

  1. encontrei por acaso vosso blog, uma dadiva de serviço a tão negligenciada historia da nossa cidade, meu tio falecido este ano aos 90 anos tambem serviu na segunda grande guerra.

    ResponderExcluir