CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, março 29, 2019

FUTEBOL NA PMAM

Em 1982, a Polícia Militar do Amazonas, por ação de vários entusiastas, intentou criar uma equipe de futebol para rivalizar com o Rio Negro e o Nacional, ou seja, participar do certame estadual. 



Sargento Francisco Alencar - Jornal
do Commercio
, 01 abril 1982 
Outro incentivo provinha das PMs do Piauí e do Ceará que fundaram uma equipe de futebol intitulada de Tiradentes FC. Escapando desta marca, a PM amazonense pensou em Rio Amazonas. Outro respeitável incentivador foi o então major Danizio Valente.
Bom que se ressalte que a corporação sempre foi bem servida de jogadores, alguns  excepcionais, integrantes de equipes profissionais. Do meu distante tempo de serviço, relembro três personagens: o coronel reformado Lustosa que, quando cadete da PM da Guanabara, integrando a equipe da EsFO, efetuou uma preliminar no estadio do Maracanã. Outro foi o saudoso Pretinho, centro avante (termo da época) do Nacional FC, que foi soldado da 2ª companhia; enfim, o saudoso coronel Ilmar Faria, que atuou pelo Sul América EC. 

Transcrevo o texto do Jornal do Commercio (1º abril 1982) para melhor deixar entendido aquele movimento. 


Recorte do Jornal do Commercio - 1º abril 1982
Para os torcedores do clube profissional da Polícia Militar, que deverão ser em número acima de 6 mil pessoas, incluindo familiares dos PMs, o nome que realmente está ganhando aceitação para a fundação da agremiação é do Rio Amazonas Futebol e Regatas. Aliás já falam até que, quando jogarem Rio Negro e o time da PME, o clássico será denominado “Clássico do Encontro das Águas”.

DOIS EXCELENTES FISICULTORES
Com dois excelentes fisicultores formados na Escola de Educação Física do Exército, que são major Orleilson Guimarães e tenente-coronel Cavalcanti Campos, a equipe da Polícia Militar terá um longo planejamento orgânico para seus atletas corresponderem as expectativas durante as diversas partidas, do certame estadual. O comandante da Polícia Militar ainda não informou oficialmente, se convidara os dois excelentes preparadores para integrarem a equipe de trabalho que funcionara no futebol PM. Por outro lado, outro oficial que será possivelmente chamado, é o major Aurefredo, homem bastante vivido no futebol profissional do Estado.

OFERTA DO SUL
Embora o sargento Alencar tenha escondido algumas informações, nós do JC sabemos que ele e sua família têm bons laços de amizade com o ex-presidente do Flamengo, Marcio Braga, o possivelmente, alguns atletas do "Mais Querido" do Brasil serão oferecidos ou negociados para o futebol da PM. Por outro lado, amigos do coronel Guilherme também estão oferecendo craques para ajudar o time a conseguir bom êxito na primeira disputa regional.

DOIS FORTES EMPRESÁRIOS

Para deixar bem claro que já existem outras pessoas ajudando o futebol da Polícia Militar, o alto comando da comissão dos PMs guarda sigilo de dois grandes nomes que ajudarão o futebol no profissionalismo. Embora não seja confirmado, sabe-se que um deles poderá ser o empresário José Moura Teixeira, o popular Mourinha.

Resumo da ópera: apesar de toda essa movimentação e apoio e entusiasmo, o sonho morreu no nascedouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário