CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, março 30, 2019

EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMAZONAS

Capa do livro


O material deste post foi sacado do livro Traços Históricos da Educação Física no Amazonas (Manaus, 1984), de Guilherme Nery. Pertencente a tradicional família Nery, professor Guilherme marcou sua presença na área educacional dos esportes. Formado na Escola Nacional de Educação Física e Desporto da Universidade do Brasil, começou suas atividades ao inaugurar, em 1937, a Academia Nery, situada na rua Luís Antony. Foi professor da Universidade Federal do Amazonas sobre a matéria.


PRECURSORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS DESPORTOS

JORGE DE MORAIS
médico, ex-prefeito de Manaus, Deputado Federal pelo Amazonas. Assinalamos como pioneiro da Educação Física que, em boa hora, teve uma ideia feliz de apresentar um Projeto na Câmara Federal em 1905, em prol da Educação Física, criando duas escolas de Educação Física, sendo uma civil e outra militar. O projeto foi aprovado, mas não foi executado. Em 1927, voltou como Deputado Federal e fez reviver essa grande causa.

ANTONIO MONTEIRO DE SOUZA
professor, escrivão das Obras Públicas, diretor do Ginásio Amazonense Pedro II e da Escola Normal, diretor da Instrução Pública, Odontólogo, jornalista, Deputado Federal e Estadual pelo Amazonas, presidente da Assembleia Legislativa e Governador, em exercício. Ressaltamos que foi nomeado professor de Educação Física em 5 de abril de 1906 e foi de uma dedicação em toda prova em prol da Educação Física. Apresentou uma bela tese em concurso intitulada Educação Física: Ginástica Pedagógica e os Jogos Escolares. Em março de 1908, fez uma admirável preleção sobre o curso de Educação Física, para professores primários de Manaus.

FRANCISCO XAVIER CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
médico, professor. Foi nomeado professor de Educação Física da Escola Normal, em 1917. Foi um autêntico professor de Educação Física, suas aulas de Anatomia, Fisiologia e Higiene eram verdadeiras magnitudes de sabedorias.

ORLANDINO BACELAR
Em 1933, foi o maior culturista e propagador da Cultura Física no Amazonas.

LAERTE DE MIRANDA
comerciário, tornou-se o incansável batalhador do Esporte Amador, o qual, até hoje, dá tudo de si em prol dos desportes.

MENANDRO TAPAJÓS
médico, deu apoio imensurável aos desportes.

MANSUETO QUEIRÓS
jornalista, membro da FADA (Federação Amazonense de Desportos Atléticos) e com sua pena maravilhosa, motivou muito o esporte.

JOÃO LIBERAL
professor, técnico e foi desportista em diversas modalidades dos desportes; foi um dos dinâmicos impulsionadores dos desportes.

WUPSCHLANDER LIMA,
advogado, primeiro cronista do Amazonas, verdadeiro propagandista dos desportos.

Governador Paulo Nery (irmão de Guilherme) premia o vencedor
ENCERRAMENTO DA OLIMPÍADA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS 
DO ESTADO DO AMAZONAS

O governador do Estado, Dr. Paulo Nery, ao encerrar a Olimpíada dos Funcionários Públicos do Estado, usou a seguinte expressão: A semente está aí. Foi lançada num terreno fértil e germinará, tornando-se uma árvore frondosa que há de dar muitos frutos, alegrando sempre a festa do funcionário públicos.
Dr. Paulo Nery também lembrou o grande idealizador da Olimpíada, professor Guilherme Nery que por motivo de estar operado esteve ausente, tanto na abertura como no encerramento da Olimpíada.
Agradeço o empenho de todos, mas devo reconhecer, hoje a figura do grande idealizador desta Olimpíada: Guilherme Nery, que foi sem favor um atleta, professor de Educação Física e que nesta hora ausente de nós, não teve a oportunidade de ver materializado a sua grande ideia, que se transformará, sem dúvida, no maior acontecimento na festa maior de todos os funcionários do Estado.
O governador encerrou seu pronunciamento prestando significativa homenagem ao General de Brigada Francisco Batista de Melo, comandante da Região Militar e representante do comandante Militar da Amazônia, Gen. Euclides de Figueiredo Filho, assinalando “que ele representava na festa maior dos funcionários públicos do Estado,” o verdadeiro entrosamento entre civis e militares, os quais devem lutar unidos para a paz e também pelo engrandecimento da própria Pátria.
O ponto alto da programação foi a apresentação da Dança Venezuelana pelos alunos da Unidade de São Raimundo, seguida do abafamento do Fogo Simbólico pelo atleta da Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário