Que venha o ano de 2026! Terei o cuidado de não provocar qualquer má interpretação como ocorreu com os "dois pés na porta" das havaianas. Antes de apresentar as fotos de anteontem e de hoje, devo esclarecer que o portão que ilustra as fotos existe desde 1897, quando o governo então construiu o quartel para a cavalaria estadual. Daí seu codinome - Piquete de Cavalaria, que existiu por oitenta anos, até 1977, sendo substituído pela atual caserna do CPM na rua Dr. Machado, Praça 14 de Janeiro.
| Companhia de Rádio Patrulha |
A Rádio Patrulha inaugurou o novo aquartelamento em fevereiro de 1977, tendo o então major Roberto Mendonça (este escrevinhador) assumido o comando no ano seguinte. Além do comando dessa tropa motorizada, apenas exerci a direção do Corpo de Bombeiros, quando incorporado à Polícia Militar. Pouca coisa, mas confesso que preferia a administração, em particular do acervo histórico, a fim de subsidiar minhas pesquisas e produções.
![]() |
| Comando do Policiamento Metropolitano CPM - dez. 2025 |
Enfim, a foto mostra a passagem de ano de 1978-79, quando mandei afixar no histórico portão uma descorada árvore de Natal e posei para a posteridade. Ontem voltei ao local e fiz novamente pose para relembrar a decoração e o antigo quartel. Revi o quartel do CPM devidamente decorado internamente, todavia, nenhum policial lembrou-se da relíquia histórica - o Portão do Piquete.
Aos leitores desta crônica, meus votos de abastecido Ano Novo, com saúde e alguma vitória na megasena, para usufruir com a família.

Nenhum comentário:
Postar um comentário