CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, julho 02, 2018

EMPRESA ARCHER PINTO

O Jornal, 29 julho 1956

O texto compartilhado de O Jornal (29 julho 1956) demonstra o interesse que se apossou da Empresa Archer Pinto em prosperar. Proprietária dos bem sucedidos O Jornal e do Diário da Tarde, investiu na radiofonia, inaugurando a Rádio Rio Mar, hoje pertencente à Igreja Católica. Apesar do anunciado, a nova sede não foi construída. A oficina e a administração seguiram seu curso até o encerramento dos periódicos, no mesmo endereço.
No desenho, um detalhe curioso : a assinatura, fácil de se examinar, pertence ao saudoso artista Moacir Andrade, que então trabalhava como desenhista.

Recorte da capa do periódico


No interesse de oferecer instalações condignas para os Diários da empresa, que superiormente dirige — O JORNAL e o DIÁRIO DA TARDE —, e para os estúdios da ZYB-20, e da estação de ondas curtas da “Rio Mar”, da qual é um dos sócios, o jornalista Aguinaldo Archer Pinto, numa iniciativa arrojada, está fazendo construir na avenida Eduardo Ribeiro, “a sala de visitas de Manaus”, em frente ao prédio onde temos localizadas nossa redação e oficinas, — um edifício moderno, que contara com três andares.

ROTATIVA
Nesse edifício, será montada (andar térreo) a nova impressora rotativa, da afamada marca alemã — MAN — para atender às exigências da tiragem, dia a dia maior, de nossos Diários. Essa máquina, no gênero e na sua classe, a última palavra em matéria da eficiência e facilidade de comando, tem capacidade para imprimir 12 mil jornais numa hora, o que demonstra que a nossa empresa, dentro de pouco tempo (a montagem da rotativa será iniciada no próximo mês), estará perfeitamente em condições de atender aos reclamos de seus leitores do interior do Estado e Territórios Federais vizinhos, oferecendo-lhes edições ampliadas e, graficamente, melhor confeccionadas,

ESTAÇÃO DE ONDAS CURTAS
No segundo pavimento, serão instalados os estúdios e a administração da “Rio Mar”, cujo novo o transmissor de sete e meio quilowatts na antena (ondas de 31 metros, 9.695 quilociclos), já foi adquirido da conceituada e reputada marca Philips, por intermédio de seus agentes, nesta praça, Braga & Cia. Os novos transmissores da “mais ouvida” serão inaugurados no dia 15 de novembro deste ano, quando a “Rio Mar” completará dois anos de existência.   Obtendo a liderança do metiê, logo após os primeiros meses de seu funcionamento, pela boa qualidade de sua programação e pelas suas gigantescas e incomparáveis realizações, — a “Rio Mar” se viu forçada a alargar o seu raio de operações.
Já dispondo de aparelhagem de “Frequência Modulada”, para reportagens volantes; moderno estúdio de gravações de discos, inclusive "long-play", pela eficiente aparelhagem profissional REKO•KUT; tudo isso, aliado aos seus bons programas musicais, humorísticos, completas resenhas esportivas, magníficos informativos sobre os acontecimentos do estrangeiro, do país e do Estado, — elevou a “Rio Mar” à posição de grandeza e prestígio em que hoje se encontra.
Esse fato maravilhoso, não pertence à direção da “Rio Mar”, à cuja frente se encontra Charles Hamú, ladeado por Aguinaldo e Aloysio Archer Pinto. Pertence, isto sim, ao povo do Amazonas, pois foi para servi-lo, que se buscou a nova estação de ondas curtas, pela qual todos poderão ouvir a programação selecionada, variada, surpreendente e altamente moderna da “Rio Mar”.Na sua nova sede, no edifício da avenida Eduardo Ribeiro, contará a “Rio Mar” com magníficos requisitos, mais exigentes da técnica moderna que foram projetados por organização especializada do Sul do país.Outra coisa, porém, é mais importante: operando em duas ondas — média e curta — a “Rio Mar” apresentará programações distintas, variadas, atendendo, assim, a todos os gostos e preferências. Serão, portanto, duas estações em funcionamento, oferecendo defesa permanente aos interesses do povo e, igualmente, linhas de programas diferentes e bem diversas.Cumprindo todo essa esforço, realizando todo esse corajoso empreendimento, os dirigentes da “Rio Mar” só desejam uma coisa: oferecer o melhor para um povo que, desde o aparecimento da emissora, lhe tem dado integral apoio, estimulando-os para novos embates, a favor da grandeza da radiofonia cabocla.

O NOVO EDIFÍCIO
O novo edifício de que falamos, e que receberá a nova impressora rotativa de nossos Diários e os novos estúdios da “Rio Mar”, está sendo construído, com toda a técnica, esmero e cuidado, pela conceituada empresa SOCIEDADE DE OBRAS LIMITADA, dirigida com proficiência e zelo pelo nosso amigo, Sr. Joaquim Cunha. O clichê que ilustra este registro, mostra-nos a fachada do referido prédio, pelo qual nossos leitores poderão aquilatar do quanto será enriquecido o patrimônio da cidade, com a sua próxima inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário