CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, outubro 21, 2025

ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA FEMININA PMAM

 A postagem relembra o primeiro ano de existência do Pelotão de Polícia Feminina da PMAM, em 1981. A solenidade ocorreu no primitivo quartel, onde hoje opera uma unidade dos Bombeiros Militar. O registro dos matutinos manauaras permite avaliar a relevância que despertava o novo seguimento da corporação, e o entusiasmo do primeiro comandante do pelotão: tenente Claumendes Cardoso. 

Recorte do Jornal do Commercio,
4 abr. 1981

A Polícia Feminina comemorou ontem seu primeiro aniversário, em seu quartel, na Estrada de Flores. O programa que estava elaborado, foi cumprido e constou de formatura da tropa sob o comando do 1º tenente Claumendes [Cardoso], apresentação da tropa, leitura da Ordem do Dia, desfie em continência ao comandante-geral, coronel Wilson Ribeiro Raizer e, finalmente, oferecimento de farto coquetel que foi servido aos presentes. Grande número de oficiais superiores e autoridades civis esteve presente ao ato. 

Recorte de A Crítica, 5 abril 1981

O ato contou com as presenças do Cel. [Wilson] Raizer, que presidiu a solenidade, e comandantes de Organizações da Polícia Militar e convidados.

Em sua alocução, o comandante da Polícia Feminina, 1º tenente Claumendes, ressaltou que, há um ano neste quartel, perante o comandante-geral e a oficialidade da PMAM, a primeira dama do Estado, D. Amine Lindoso, proferia a aula inaugural do primeiro Curso de Formação de Sargentos Femininos, tendo observado com singeleza em sua palestra, que não dava naquele momento uma aula, mas, dizia algumas palavras de incentivo às jovens pioneiras da Polícia Feminina do Estado do Amazonas, animando-as a saber enfrentar a nova tarefa de suas vidas, a bem cumprir o dever policial-militar, em favor da segurança da coletividade e a que fossem, de fato, elementos uteis à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário