CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, junho 13, 2024

13 DE JUNHO - DIA DE SANTO ANTONIO

 Vou ilustrar a postagem com a fotografia da imagem de Santo Antonio, erigida no barranco da cidade de Borba (AM), cuja construção foi processada pelo artista Marius Bell, que a tem como sua maior obra. Todavia, o texto pertence a meu irmão - Renato Mendonça, saudando o Santo do dia e o santo de casa. Somos três irmãos: Roberto, Antonio e Renato.


BOLO DE SANTO ANTÔNIO

13.06.2024

Estive hoje pela manhã na Igreja da Porciúncula, em Niterói. Não sabia que a festa na rua ao lado estava repleta de pessoas. Muita gente querendo comprar coisas para degustar, entre eles o famoso Bolo de Santo Antônio. Uma fila enorme para comprar nas diversas barracas postadas ao longo da rua. Nem fui até o final, não me atrevi a me acotovelar com tanta gente, ou faltou-me um pouco mais de perseverança mesmo. Aproveitei a ocasião e, na volta para casa pelo caminho do Campo de São Bento, a minha consciência começou a fazer suas reflexões e me interpelar por um juízo de realidade sobre o que eu tinha observado naquele curto momento, baseado nos conceitos subjetivos que se têm hoje da religião, sem caminhar pelo preconceito, pela discriminação ou julgamento precipitado.

Embora não tenha conseguido comprar nada, particularmente fiquei feliz por saber que ainda temos tantos católicos neste lado sul do Brasil. O que me deixava intrigado, sem saber exatamente como isso aconteceu, é como as igrejas evangélicas, ditas neopentecostais, conseguiram cooptar tanta gente humilde de boa-fé, e alguns de má fé. O que se viu, nos últimos anos, é uma politização em torno das religiões evangélicas. E isso acarreou entre os fiéis um sentimento pouco espelhado na solidariedade humana. A primeira coisa que me ocorre pensar, é como essas pessoas execram a figura de Maria, mãe de Jesus. Nem se importam que Nossa Senhora é, antes de tudo, uma figura simbólica de todas as mães deste planeta. É o símbolo da vida, é o símbolo do afeto, do aconchego, da amamentação, do zelo — é o símbolo do Amor.

Dia desses, quando eu estava na frente de um hospital aqui no Rio, esperando o momento de visitar a um amigo de nome Antônio, uma dupla de mulheres se aproximou de mim com um folhetim da Igreja Batista, e me entregou. Quando lhes disse o porquê da minha presença ali, elas falaram num discurso vazio e protocolar, que só Deus conseguiria a salvação. Concordei, mas acrescentei que eu estava também esperançoso e com fé no seu filho Jesus, que realizou muitos milagres e curou muita gente. Observei que elas ficaram incrédulas sobre essa minha referência. E eu, evitando polemizar o assunto, disse-lhes que está tudo no Novo Testamento, e que isso é uma questão de fé, qualquer que seja o credo tutelado pela Bíblia. E foi só, elas me abandonaram com as minhas orações sendo rezadas silenciosamente.

Renato, Roberto e Antonio, 2007

Todavia, outro fator de júbilo nesse dia 13 de junho é o aniversário de meu irmão Henrique Antônio. É pena que só posso abraçá-lo virtualmente. Ele está na terra natal do padroeiro, e me ocorre pensar positivamente que está com boa saúde. Isso já me conforta, me basta. Sempre isso: que ele seja feliz e goze de boa saúde, até quando Deus quiser. Mas, é sempre bom ter fé que Jesus Cristo, com seu poder divinal, também possa volver seu olhar misericordioso e suas mãos santas para lhe abençoar nesse dia. E que ele possa simbolicamente saborear a cada dia uma fatia generosa e vital do bolo de Santo Antônio, servido pelo Senhor. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário