CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, outubro 30, 2017

J. G. ARAÚJO

J. G. Araújo foi mais que uma marca empresarial, pois seu domínio comercial estendeu-se a partir da cidade de Manaus pelos vários rios e afluentes de nosso interior.

Sede da empresa, vista da av. Eduardo Ribeiro
O texto abaixo relembra a força desse empreendimento na passagem do seu nonagésimo aniversário.

Contudo, em 27 de setembro de 1990, o JG desapareceu, quando um brutal incêndio destruiu por completo a sede, imóvel que dominava o Centro Histórico com frentes pela rua Marechal Deodoro e pela avenida Eduardo Ribeiro.  



Edição do matutino A Crítica, 14 fevereiro 1967


Comemora-se na data de hoje, o 90º aniversário de fundação da conceituada e tradicional firma comercial de nossa praça, J.G. Araújo & Cia. Ltda., evento da mais alta significação para o desenvolvimento econômico do Amazonas, quiçá da Amazônia, razão pela qual não poderíamos deixar de registrá-lo com o devido destaque, em nossas colunas.

Fundada a 14 de fevereiro de 1877, pelos sócios Antonio Araújo Rosas e Joaquim Gonçalves de Araújo, sob a denominação de Araújo & Rosas, para a comercialização e exportação de produtos regionais, alcançou rapidamente elevado conceito nos mercados do exterior, pela lisura das suas transações e honestidade de serviços, fatores que lhe promoveram fama e estima, tornando-a uma das firmas padrão do comércio amazonense, título que merecidamente até hoje desfruta.

Retirando-se dos negócios o sócio Antonio Araújo Rosas, assumiu a direção o Sr. Joaquim Gonçalves de Araújo cuja diretriz imprimiu uma nova feição à dinamização da firma, ampliando-lhe os raios de ação, e tornando-a uma verdadeira potência na economia daquele tempo.
Joaquim Gonçalves de Araújo, sem favor algum, pelo seu espirito empreendedor, colocava bem ali nas praças do sul do País e estrangeiro, o conceito e o prestígio daquela organização, e, por consequência, a respeitabilidade do comércio local.

Sendo a mais antiga empresa do Amazonas, a história de J. G. Araújo & Cia. Ltda. acha-se intimamente ligada aos episódios do desenvolvimento econômico da região. Há reminiscências disso: quando da época sombria do colapso da borracha, seu dirigente, o saudoso comendador Joaquim Gonçalves de Araújo lançou mão de todos os recursos próprios e os de sua firma para evitar o abalo de crédito que traria, em consequência, a falência de mais de 60 por cento do comércio amazonense.

Além de ter sido um homem dinâmico, lutador e valoroso como chefe de empresa, foi o comendador Joaquim Gonçalves de Araújo um espírito dota do de boníssimo coração. Era tradicional e sua filantropia, razão pela qual o seu nome ficou imperecivelmente escrito na fundação e na existência das instituições de benemerência e assistência social de nossa terra.

Cidadão português, nascido em Póvoa de Varzim, na província do Minho, veio ainda criança para o Amazonas, que o adotou como a sua segunda pátria, cumulando-o de benefícios e deixando seu nome eternizado no coração do povo e nos anais da história do desenvolvimento econômico do Vale Amazônico. Agraciado pelo Reino de Portugal com a Comenda da Ordem de Cristo, pelos relevantes serviços à Portugal, mais se acentuaram os seus dotes de coração, sempre aberto a socorrer os necessitados e a todos os que o procurassem.

Essa sua linha de caritativa bondade soube ele transmiti-la aos seus sucessores, pelo que ainda hoje a firma J. G. Araújo & Cia. Ltda. permanece na vanguarda do movimento social do Amazonas. Em seu filho, comendador Agesilau Gonçalves de Araújo, atual dirigente da empresa, encontram-se os mesmos predicados de amor ao trabalho e os mesmos dotes de inteligência e bondade que foram apanágio do saudoso Comendador Joaquim Gonçalves de Araújo, seu ilustre e venerando genitor a quem substituiu à frente dos negócios quando de seu falecimento, em março de 1940.

Com essa mudança, não veio a sofrer solução de continuidade a firma J. G. Araújo & Cia. Ltda., mantendo a mesma progressão social, e continuando a merecer a confiança e o acatamento dos seus clientes.

Atualmente as secções da conceituada empresa são PAG-LEV, Ferragens, Drogaria, Texaco e Pólvora. A responsabilidade da direção encontra-se distribuída pelos sócios comendador Agesilau Araújo (chefe), Dr. Renato Araújo, Dr. Agesilau Souza de Araújo, Sr. Felipe Augusto de Souza Araújo e Sr. Joaquim Frederico Souza de Araújo, os quais mantém a tradição de honestidade e trabalho imposta pelo seu fundador.


A data de hoje, pois, que coincide com a do aniversário natalício do saudoso comendador Joaquim Gonçalves de Araújo, assume um caráter altamente expressivo no seio do comércio amazonense, e na história do desenvolvimento social e econômico desta terra, pelo que diversas homenagens deverão ser prestadas aos dignos dirigentes da firma, homenagens essas às quais a Direção deste jornal se associa prazerosamente, apresentando ao Senhor comendador Agesilau Araújo e demais membros de sua família, as sinceras felicitações. 

3 comentários:

  1. Sou fã do Comendador J.G.Araújo.O seu exemplo de empreendedorismo é indelével. Tinha fazendas na minha terra:Roraima!

    ResponderExcluir
  2. O Comendador foi empresário empreendedor cujo perfil exibia talento, arrojo e princípios comerciais que o colocaram a frente do seu tempo. Hoje, os que se apresentam como empresários necessitam das tetas benevolentes e viciantes do BNDS, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc. Realmente o Brasil ré-publicano carrega a maldição de não seguir os bons exemplos e legados. Meus aplausos ao comendador J.G de Araujo👏👏👏👏👏🌻🌺

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Fundador e a seus descendentes.
    Também sou Neto de português. Fico orgulhoso de ver uma história de gente que somou ao Brasil. Hoje o Amazonas sofre com o descaso na pandemia.

    ResponderExcluir