CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, outubro 25, 2017

INSTITUTO DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA

O governador Álvaro Maia (1951-55), ao final de seu segundo ano de governo, apresentou um relatório elencando suas iniciativas e realizações. Deu publicidade ao documento no Diário Oficial do Estado, de 6 novembro 1957 (foto), onde se encontra este tópico que, creio, pode servir para a já alentada história do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), instalado em Manaus.


Aprovada sua instalação, foi criado em 1952 e implementado em 1954. Em 1957 estava sob a direção do Dr. Arthur Reis, com endereço na rua Guilherme Moreira esquina da rua Teodoreto Souto, no Centro.


INSTITUTO DE PESQUISAS NO AMAZONAS

O Conselho Nacional de Pesquisas aprovou a instalação do Instituto Nacional de Pesquisas, sediado em Manaus, provavelmente no próximo ano.

É mais um grande serviço prestado ao País, pelo estudo das nossas regiões, nas bases da Lei nº 1.310, de 15 de janeiro de 1951, que instituiu aquele órgão.

Tive o ensejo de ser convidado para assistir a sessão, em que foi lida a exposição enviada ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, capeando o anteprojeto, cujo fim essencial é a criação do Instituto de Pesquisas.

Recorte do Diário Oficial do Estado


A sessão foi presidida pelo Doutor Arthur Moses, presidente da Academia Brasileira de Ciências e teve o comparecimento dos senhores: almirante Álvaro Alberto, presidente do Conselho Nacional de Pesquisas; Paulo Carneiro, delegado do Brasil junto à Unesco; Professor Adolfo Ducke, botânico; Josefina Ducke, botânica; Professor Olímpio da Fonseca Filho, membro do Conselho Nacional de Pesquisas e diretor do Instituto Osvaldo Cruz; Doutor Sílvio Torres, membro do Conselho Nacional de Pesquisas e diretor do Instituto de Biologia Animal; Professor Carlos Chagas Filho, membro e diretor de pesquisas biológicas do Conselho Nacional de Pesquisas e diretor do Instituto de Biofísica, e Professor Otávio L Martins, diretor-técnico do Conselho Nacional de Pesquisas.

O almirante Álvaro Alberto, que representou o Brasil na Comissão da Bomba Atômica, nos Estados Unidos, dissertou sobre a necessidade de se instalar o Instituto para estudo e defesa do Brasil.


Respondi-lhe, assegurando a cooperação do Governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário