CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, janeiro 07, 2023

PONTA PELADA: DETALHE DE SUA HISTÓRIA

 Breve nota para a história do aeroporto de Ponta Pelada. O texto foi publicado em O Jornal (edição 5.393, circulada em 10 ago. 1953), e compartilhado do livro Phelippe Daou, o jornalista, organizado por Abrahim Baze.

Capa do livro

Relata a presença em Manaus do ministro da Aeronáutica, brigadeiro Nero Moura (1910-94), em inspeção às obras neste campo de pouso. Este oficial conduziu o Ministério durante o último governo de Getúlio Vargas, de quem era amigo, nomeado em 1º|jan|1951 e afastado em 18|ago|1954, portanto, uma semana antes do suicídio de Vargas.

Lamentável que o jornalista tenha se olvidado de mencionar algum oficial operando em Manaus na construção do Ponta Pelada.

 

Recorte da página do livro mencionado

Realizando uma viagem de magna importância para a navegação aérea e, consequentemente, para a economia nacional, chegou ontem a esta capital o brigadeiro Nero Moura, ministro da Aeronáutica, que, viajando em avião da Força Aérea Brasileira, se fez acompanhar de brilhante comitiva.

No aeroporto da Ponta Pelada, já se encontrava o governador Álvaro Maia e outras altas autoridades de Estado, quando ali pousou o aparelho da FAB, em que viajava o titular do Ministério da Aeronáutica. Pouco depois de sua descida do aparelho, o brigadeiro Nero Moura, em companhia de sua comitiva e do governador Álvaro Maia, passou a inspecionar as obras em andamento do aeroporto da Ponta Pelada, demorando-se em examinar os trabalhos já realizados.

A IMPORTÂNCIA DA VIAGEM DO BRIGADEIRO NERO MOURA

Está o Ministério da Aeronáutica interessado vivamente em dar por terminada o mais breve possível a importante rota Rio-Manaus, compreendido no acordo firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, cujas principais cláusulas estabelecem rotas americanas para o Brasil e o trafego aéreo em várias direções do nosso território.

Nesse sentido, ou melhor, para maior garantia da navegação naquela rota, vem o Ministério da Aeronáutica trabalhando ativamente no senti de dotar os aeroportos de Aragarças, Xavantinas, Cachimbo e Jacareacanga do aparelhamento necessário, equipamento de auxilio básico à navegação aérea, para melhor balizamento da rota Rio-Manaus. Esse trabalho, de importância para nova linha a ser inaugurada, está em franco andamento.

A COMITIVA DO MINISTRO

A comitiva do ministro está constituída das seguintes pessoas: brigadeiro Raimundo Vasconcelos Aboim; coronéis aviadores Cazemiro Montenegro Filho, Jussura Fausto de Souza; tenentes-- coronéis Paulo Emilio de Camargo Ortegal e Lino Romualdo Teixeira; major aviador Haroldo Veloso e major Celso; capitão aviador Henrique; sargentos Inácio, Hélio Ameno, Rubens, Mirabele e Ludendorf.

O REGRESSO DA COMITIVA

O ministro da Aeronáutica e sua comitiva regressaram na manhã de hoje, viajando com destino a Cametá e Belém, de onde prosseguirá tocando em diversos pontos da rota costeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário