CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, janeiro 05, 2023

PMAM: SEUS PRIMÓRDIOS (14)

A propósito da evolução da Polícia Militar do Amazonas no período provincial, compartilho novo tópico do meu pretendido livro Guarda Policial (1837-1889).

1856

Cidade de Manáos

Recorte de documento expedido de "Manáos", em 1902

Quatro anos após a instalação da Província, o presidente Dias Vieira sanciona a lei 68, de 4 de setembro, com a qual “muda o nome da cidade da Barra para o de cidade de Manáos” (cujo acento recaia no “a”, não no “o” usado por alguns filólogos modernos). O topônimo escolhido cultuava a nação indígena de mesmo nome, que habitava as cercanias do fortim de São José do Rio Negro, existente na Barra.

Todavia, foi somente a partir de 1943 que, apesar da reforma ortográfica de 1939, esta nomenclatura sofreu a mudança que se observa em nossos dias: cidade de Manaus.

1857

Guarda Nacional em Maués e Parintins

A segurança pública prosseguia sustentada pela Guarda Nacional, corporação que se expandia ocupando paulatinamente o território amazonense. Em 21 de janeiro, o jornal Estrella do Amazonas traz dois tópicos sobre este assunto.

O primeiro, o 2º Batalhão de Caçadores de Maués fora criado em 26 de outubro de 1853. Entretanto, seu atual comandante, tenente-coronel José Bernardo Michilles, somente foi nomeado em 30 de maio do ano seguinte. Já em Parintins, então Vila Bela da Imperatriz, a Guarda Policial foi dissolvida em janeiro desse ano, em seguida à ativação da Guarda Nacional, cujo fato sobreveio pelo decreto 1.823, de 24 de setembro de 1856.  (segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário