CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, julho 01, 2018

RENATO, AOS POUCOS II

Capa do livro

Compartilho as informações editoriais sobre o segundo volume de memórias de Renato Mendonça, intitulado Renato, aos poucos, que já se encontra disponível no site Clube de Autores, tanto em pdf quanto impresso. O autor é meu irmão-caçula, por isso o lisonjeiro aporte "comercial".

Segundo livro da série Crônicas, que o autor expõe num painel de 60 textos. Desta vez, além de habituais crônicas e contos, presta um tributo à sua mãe, Francisca Pereira Lima; e como homenagem lhe dedica uma Ode e uma Oração particular, além de fotografias, celebrando seu centenário de nascimento.Uma coletânea que tem a singularidade dos fatos e episódios de sua vivência; resgata memórias remotas da infância e da fase adulta, levando em consideração a cultura e os costumes praticados, expondo conceitos e opiniões de cunho ético e moral, sob um ponto de vista crítico.
Pedro Renato Lima de Mendonça é filho de pai peruano e mãe amazonense. Completou o curso primário estudando em escolas públicas; o curso ginasial foi iniciado no Seminário São José, na mesma época em que se iniciava a ditadura militar no Brasil, depois se transferiu para o centenário Ginásio Dom Pedro II, onde cursou o Científico, voltado para ciências exatas.
Mudou-se para São Paulo onde cursou Engenharia de Operação; depois, no Rio de Janeiro, Engenharia Mecânica. As andanças orquestradas pela Petrobrás, onde trabalhou e se aposentou, acabaram por não lhe permitir concluir nenhum desses ciclos.No entanto, o gosto pela leitura e paixão pelas palavras veio juntamente com o Curso de Letras da Universidade Federal Fluminense em Niterói, no final dos anos 90. A partir de então participou de vários concursos promovidos pela estatal.Publicou seu primeiro livro de crônicas e contos: Renato, aos Poucos, rememorando episódios intensos de sua infância e adolescência vividas em Manaus, e inserindo temais atuais com opiniões sobre a ética e moral da vida nas grandes cidades. Mais tarde, publicou A Saga de um Peruano, uma resenha biográfica sobre seu pai, que imigrou de sua terra natal aos onze anos, em condições adversas. Pedro, o Cobrador, escrito em prosa romanceada, é seu terceiro livro, e resgata episódio da conquista de seu primeiro emprego no alvorecer da Zona Franca de Manaus. Agora, publica o vol. II de Renato, aos Poucos, trazendo para o papel, da mesma forma, reminiscências de sua vida e, nas páginas finais, presta um tributo à sua mãe Francisca Pereira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário