CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, setembro 22, 2017

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS

Costumo relatar que ingressei na PMAM quando esta se preparava para comemorar seu 1º centenário, em 1966. O quartel da Praça da Policia contava exatos 90 anos, pois a força estadual fora inaugurada em maio de 1876. (O serviço de Bombeiros em julho do mesmo ano).



Todavia, quando em 1972, conforme conta o falecido cronista Mario Ypiranga Monteiro, ao escrever a Síntese Histórica da corporação, majorou a idade da Força para 135 anos, pois esta “nasceu” em abril de 1837. E, dessa maneira, prossegue.

Por isso, a PMAM saltou o centenário para comemorar o sesquicentenário. Aliás, o comandante-maior do festejo foi o coronel Pedro Lustosa, que havia estimulado a publicação do “livrinho” de Monteiro, hoje obra escassa.

O texto desta postagem foi retirado do matutino A Crítica (6.abril.1983), sendo comandante-geral o coronel Hélcio Rodrigues Motta, no início do governo de Gilberto Mestrinho (1983-87).


Polícia Militar do Estado

Mário Ypiranga Monteiro
 

Quando se comemorava o aniversário de criação da Polícia Militar do Estado do Amazonas, calculando-se apenas o evento do ato que criou o Regimento Militar, por Eduardo Gonçalves Ribeiro, sugeri ao então coronel comandante Luci [Vicente Coutinho de Castro (1973-75)] que a vida daquela corporação era mais dilatada e ofereci os subsídios mais ou menos suficientes para que se houvesse uma noção do testemunho da força pública da Província e do Estado nos eventos nacionais.

Coronel Luci Coutinho, recorte de A Crítica.

Então eu já estava com uma considerável cópia de fichas e de anotações e a história redatada em parte, só esperando uma oportunidade para publicação. A oportunidade chegou quando o coronel Pedro Lustosa [chefe da Casa Militar] mostrou-se interessado e concluí a primeira redação.

O livrinho foi publicado sob o título geral de Síntese Histórica da Policia Militar do Estado, com apresentação de Genesino Braga, no governo João Walter [de Andrade, 1971-75]. Foi sobre esse documentário que as Relações Públicas da mesma corporação fez publicar nos jornais de Manaus uma súmula, deixando de aparecer meu nome por mero esquecimento.

Entre os fatos mais consagratórios da posição dessa milícia de que me honro de ser filiado por condecorações e por amizade continuada, figuram a sua reação heroica às turbulências provocadas no dia 8 de outubro de 1910 e a que me referi recentemente numa série de artigos.

Foi a essa reação desigual que me referi também no meu Elogio Histórico da Policia Militar do Estado, palestra realizada a 4 de abril de 1973, no Teatro Amazonas. Elogio que de certa forma dependeu mais da atitude sentimental do historiador sem que a história sofresse com os rasgos de elevação retórica: não houve felizmente nenhuma influência.

Andava eu no primeiro ano de idade quando a família foi obrigada, com milhares de outras, a procurar refúgio nas matas distantes do bairro de São Raimundo Nonato, porque o excelente senhor presidente Nilo Peçanha se dera ao luxo ignominioso de mandar bombardear uma cidade pacífica.

O que ponho de relevo é que foi nos ombros do miliciano Reis, músico, que me transportei, enquanto horas depois e por todo o dia aziago a metralha assassina destruía propriedades e ensanguentava lares inocentes, tudo isso sob a calma assistência do doutor Sá Peixoto.

É daquele discurso no Teatro Amazonas o trecho abaixo, transcrito das notícias publicadas nos jornais quando da passagem dos 139 anos de existência da corporação:
Verdadeiros heróis do silêncio, às vezes morriam abraçados ao silêncio, agônicos, febrentos, os olhos felizes bebendo a alegria triunfante que cantava alto nas dobras do pavilhão nacional. Heróis mudos da Pátria! trouxestes à nossa Polícia Militar as glórias que não foram decantadas, mas eu imprimo na comovente comemoração desta história singular a saudade do vosso destemor caboclo, da vossa bravura moral.

O texto acima, como outros do meu discurso, constituem mais uma metáfora: explica-se que os componentes da antiga Guarda Policial eram destacados para guarnecer as fronteiras e muitos deles por lá morreram das febres sem largar o posto; ou então marcharam para a guerra, aquela terrível guerra contra o Paraguai, cujo último herói andava esmolando a caridade pública em 1921, e se chamava Francisco Maia.
Coronel Lustosa

Talvez não fosse esse o último herói, pois guardo uma entrevista realizada para o Jornal do Commércio, por mim, na sua primeira fase, com um veterano que ainda possuía a belíssima farda e a ostentava nos dias consagrados à Pátria.


De qualquer sorte, foi a nossa Policia Militar, em todos os tempos, uma corporação que esteve presente em todos os conflitos em que o Amazonas foi chamado a intervir: guerra contra o Paraguai; guerra de Canudos; guerra contra o Acre; guerra contra o Pará; revolução de 1924 e a última de 1930. Possui, portanto, um acervo de glórias e a sua bandeira não foi ainda gratificada com outras condecorações merecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário