CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, novembro 09, 2018

PMAM: POSSE DE COMANDANTE



Plínio Ramos Coelho assumiu o governo do Amazonas, em 1955, encontrando a Força Policial em estado falimentar, sob o comando heroico do tenente-coronel PM Neper Alencar. Plínio tratou de restaurá-la, para isso trouxe um oficial do Exército para o comando.

Escolheu ao major Cleto Potiguara Veras, que deixou sua chancela registrada na corporação. Partiu dele a providência de instalar em Manaus o policiamento do Cosme e Damião. Tanto fez história, que ainda em nossos dias o comandante-geral da PMAM tenta copiar a história.


Cleto Veras tomou posse em solenidade concorrida, consoante a publicação de A Gazeta (edição 23 março 1955). Lamento que o jornalista tenha olvidado o nome das autoridades presentes, registrou somente o título.

Outra questão: dizia-se que ele era primo do Governador, que assinava Coelho. No entanto, todos os registros conhecidos reproduzem seu nome como – Cleto Potiguara Veras. O Coelho, observado no matutino, pode ter sido um deslize do colunista.



Realizada na manhã de hoje, a cerimônia de posse — 
Prestigiaram o ato o Governador e o Secretário do Interior e Justiça  

Em brilhante e solene cerimônia presidida pelo governador Plínio Ramos Coelho, tomou posse, na manhã de hoje, no comando da Polícia Militar do Estado, o major Cleto Coelho Veras, pertencente às fileiras do Exército Nacional e que se encontrava destacado, anteriormente, na Capital Federal.
Além de diversas e realçadas personalidades da pública administração, dentre estas o secretário de Interior e Justiça, prestigiaram o ato, também, o comandante da Guarnição Federal de Manaus, o capitão dos Portos, o comandante da Base Aérea de Manaus, representantes da oficialidade do Comando de Elementos de Fronteiras e outras destacadas figuras militares.

Também estiveram presentes à solenidade representantes de todos os jornais da cidade, bem como o jornalista João Martins, do corpo redacional da conceituada revista O Cruzeiro, e que veio até esta cidade com o objetivo de fazer a cobertura do aparecimento de petróleo em Nova Olinda.

No decorrer do ato, usaram da palavra diversos oradores, inclusive o governador Plínio Coelho e o Dr. Arthur Virgílio Filho, para desejar votos de felicidade ao novel dirigente desse importante setor de segurança do Estado que é a Polícia Militar.

Finalizando, falou o major Cleto Veras, para, em palavras brilhantes, agradecer à confiança que lhe havia sido depositada pelo Chefe do Executivo, ao distingui-lo para aquelas altas e espinhosas funções, e, ao mesmo tempo, para esboçar, embora em síntese, a sua linha de conduta à frente daquela briosa Corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário