CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, novembro 24, 2018

CASAL DE MINISTROS

Jarbas e Margareth, os ministros

Grata surpresa tomei ao consultar a revista Arquidiocese (ref. julho último), nela encontrei uma página sobre o colega da Polícia Militar do Estado, coronel Jarbas da Costa e sua esposa Margareth.

Há algum tempo buscava informação sobre este colega, que sabia ser ele em nossos dias o oficial mais idoso da corporação. Então, encontro o casal em atividade na Igreja católica, oferecendo experiências e largo empenho para o sucesso dos mais jovens católicos.
 
Recorte da revista


Quem conhece Jarbas Rocha da Costa, de 82 anos, e Margareth Conceição da Costa, de 69 anos, como o casal de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e também Ministros da Palavra e do Culto, responsáveis pela Comunidade São Pedro Apóstolo, da Área Missionária São Paulo Apóstolo (AMSPA) — Setor Pe. Pedro Vignola, nem imagina que esse militar da reserva e a bancária aposentada tem uma linda história de vida e fé, mas que nem sempre foi ligada totalmente à igreja.

Ele é natural de Itacoatiara, e ela é nascida em Manicoré. São casados há 43 anos, têm cinco filhos, sendo quatro adotivos, mas todos criados sem distinção e com muito carinho e amor. Seu Jarbas, que atualmente está no terceiro mandato à frente da coordenação da comunidade, também já coordenou os ministros da área e participou da catequese e pastoral do batismo. Antes do tipo “católico não praticante”, daqueles que vão na Igreja raramente. Mas tudo mudou depois de ficar entre a vida e a morte devido a um problema de saúde, após esse fato, seu Jarbas sentiu a mão de Deus agir na sua vida e   dedicar um pouco mais de tempo as obras do Senhor.

“Eu nasci novamente, graças a Deus e ao profissional que conduziu a operação. Na cirurgia eu coloquei três safenas e uma mamária e uma das ordens médicas era sossego e repouso, por isso em 2003 acabamos nos mudando para cá (Nova Cidade) e aqui começar a minha caminhada na igreja”, disse.

E, o que começou com um simples pedido do padre André Delzelle, pároco na época, para se fazer um leitura durante uma missa, acabou crescendo ao ponto de alguns anos mais tarde, receber o primeiro envio como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística. E, em 2008, assumiu pela primeira vez a coordenação da comunidade por dois anos, voltando novamente em 2015/2016, sendo aclamado para coordenar também durante o biênio 2017/2018.

Ao contrário do marido, dona Margareth sempre esteve envolvida com alguma atividade na igreja e, quando se mudava, uma das primeiras coisas que fazia era procurar uma paróquia para poder ajudar de alguma forma. “Desde a barriga da minha mãe eu caminho na igreja, pois ela estava gestante de mim e dava aula de catequese. Aqui, além de ministra eu faço parte do Apostolado da Oração, onde todas as quintas fazemos visitas na comunidade e também sou tesoureira da AMSPA”, comentou sorridente.
Sob o comando do casal, a comunidade cresceu e se desenvolveu. A vasta experiência de seu Jarbas em seus trabalhos anteriores, atuando no exército, bombeiros e polícia militar, foi posta em prática, agora a serviço da igreja que, aliado ao carisma e dedicação de dona Margareth, fez toda a diferença na coordenação e, hoje em dia, a comunidade São Pedro, possui oito pastorais (catequese, liturgia, dízimo, batismo, coroinhas, juventude, criança e familiar) e dois movimentos (grupo de oração e Apostolado da Oração), e é uma comunidade onde reina a união.

“Nossa comunidade tem muitas pessoas generosas, a maioria delas não tem nem emprego, mas sempre ajudam na hora que precisa”, disse dona Margareth

“Pelo serviço e dedicação, esse casal se tornou uma espécie de patriarcas da comunidade, ele como ministro e coordenador da comunidade, ela como ministra e tesoureira da AMSPA, conseguiram o respeito e carinho de todos e, ao longo dos anos, têm dado um testemunho de fé ligado à vida muito bonito", disse o pároco Pe. Isaías Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário